Sem categoria

Lembretes automáticos para realização de exames periódicos: por que implementar?

Pinterest LinkedIn Tumblr

Pesquisa mostra que o envio de mensagens com lembretes é de extrema importância para reduzir a dispararidade social na realização de exames de rastreamento do câncer de mama.

Mensagem com lembretes e outras intervenções amenrizaram a disparidade na taxa de rastreamento do câncer de mama entre pacientes economicamente favorecidos e desfavorecidos. É o que mostra um estudo da OSF HealthCare publicado na Population Health Management.

Embora o rastreamento tenha demonstrado reduzir as mortes por câncer de mama, as mulheres economicamente desfavorecidas são menos propensas a fazer os exames e mais propensas a morrer da doença.

Isso acontece porque muitas vezes porque o câncer de mama não é detectado até atingir um estágio mais avançado.

Outro fator citado na pesquisa é a queda nas taxas de rastreamento de mamografia durante a pandemia. O que contribuiu para aumentar a disparidade entre pacientes economicamente favorecidos e desfavorecidos.

Os pesquisadores da OSF HealthCare analisaram a eficácia das estratégias criadas pela equipe de saúde digital OSF OnCall para reduzir essa disparidade, com:

  • mensagens de texto que incluíam um link para agendar uma mamografia e informações sobre a importância do rastreamento do câncer de mama;
  • chamadas de um agente comunitário de saúde habilitado digitalmente para ajudar a agendar mamografias e resolver desafios como transporte;
  • e um convite para uma feira de saúde que oferece mamografias no local.

As taxas de rastreamento do câncer de mama mais que dobraram entre os pacientes do Medicaid que receberam essas intervenções.

As diretrizes da National Comprehensive Cancer Network (NCCN) – e da Sociedade Brasileira de Mastologia – recomendam mamografia anual para a maioria das mulheres a partir dos 40 anos e mais cedo para mulheres com maior risco de câncer de mama.

Por isso, ferramentas de gestão clínica, como o RIS Medcloud, podem ser excelentes aliados para a realização periodica correta dos exames de rastreamento de câncer de mama e outras doenças.

A solução RIS da Medcloud permite automatizar o lembrete anual necessário para o grupo de mulheres que devem realizar o exame. Assim, as pacientes recebem a mensagem anualmente e não esquecem de agendar os exames periódicos.

Comentários