A campanha mundial que leva o nome de Junho Vermelho incentiva a doar sangue e ajudar a salvar vidas.
Junho é o mês dedicado a campanhas que incentivam a doação de sangue e mostram a importância do ato. O mês foi escolhido por conta do Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, e é celebrado mundialmente.
Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias e que as pessoas acabam saindo menos de casa, as doações normalmente costumam diminuir nos bancos de sangue de todo o país. Por isso, a necessidade de criar campanhas de estimulo para que as doações permaneçam em todas as épocas do ano.
Sem a quantidade adequada de doações, muitas vidas podem ser perdidas todos os dias. Isso porque não existe nenhum substituto para o sangue para pacientes que passar por cirurgias, vitimas de queimaduras ou acometidos por doenças como anemias ou leucemias, por exemplo.
Quem pode doar
Pessoas em boas condições gerais de saúde, que pesam acima de 50 kg e tem entre 16 e 69 anos podem doar sangue regularmente. Essas pessoas devem ainda possuir estilo de vida saudável e ficar atentas ao intervalo de doação – dois meses para homens, e três para mulheres.
Porém, existem diversas situações que impedem a doação de sangue definitiva ou temporária. Entre elas algumas doenças, uso de alguns medicamentos medicamentos, gravidez, uso de drogas injetáveis, situações de risco acrescido para doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis, ingestão de bebidas alcoólicas, etc.
Confira um guia com as regras para doação de sangue no Brasil: