Durante o mês de janeiro, campanhas de conscientização da saúde mental e hanseníase colorem o mês com as cores branco e roxo.
O “Janeiro Branco” é um movimento criado em 2014 dedicado à criação de uma cultura da Saúde Mental. O objetivo da campanha é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental.
O mês de janeiro, o primeiro mês do ano, foi escolhido pois é comum inspirar as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia..
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.
Desde 2016, o mês de janeiro também é utilizado para ações do Janeiro Roxo, que visam lembrar da importância do diagnóstico precoce da Hanseníase e do tratamento que é ofertado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da luta contra o preconceito.
O enfrentamento da hanseníase é feito a partir do diagnóstico precoce, do tratamento oportuno de todos os casos diagnosticados até a alta por cura, além da prevenção de incapacidades físicas e da vigilância dos contatos domiciliares e sociais (pessoas que estejam ou estiveram em contato muito próximo e prolongado com o doente).