Entenda como a interoperabilidade entre sistemas médicos melhora a experiência do paciente e torna o atendimento mais seguro e resolutivo.

A tecnologia trouxe muitos avanços para o setor da saúde, mas um dos maiores obstáculos ainda é a falta de comunicação entre sistemas diferentes utilizados por clínicas e hospitais. Isso dificulta a troca de informações e pode comprometer a agilidade no cuidado do paciente. É aí que entra a interoperabilidade.

Integração dos dados

A interoperabilidade é a integração entre os sistemas para compartilhamento de dados clínicos em tempo real, sem precisar fazer a transferência manual de um para outro. Para o paciente, isso significa que o médico pode ter acesso imediato a exames anteriores, histórico de consultas, diagnósticos, prescrições e até alergias já registradas anteriormente.

Essa facilidade de acesso evita repetição de exames, reduz o tempo de espera entre as etapas do atendimento e permite diagnósticos mais precisos. O cuidado fica mais eficiente e centrado nas necessidades do paciente.

Segurança e confiança no uso das informações

Dados de saúde são extremamente sensíveis, e em um momento em que dependendo do sistema eles podem ser facilmente corrompidos, garantir a segurança no trânsito desses dados é essencial. Optar por softwares que trabalham com uma interoperabilidade dentro dos padrões da LGPD, permitindo que apenas profissionais autorizados acessem as informações do paciente se torna necessário.

Essa proteção fortalece a relação de confiança entre o paciente e a instituição de saúde, além de evitar falhas operacionais e riscos jurídicos. A padronização na comunicação entre sistemas também ajuda a reduzir erros médicos e melhora a rastreabilidade de informações.

Manter o cuidado em toda a jornada do paciente

Pacientes com acompanhamentos contínuos se beneficiam ainda mais da interoperabilidade. Além disso, a possibilidade de compartilhar informações entre clínicas, hospitais e laboratórios permite que toda a equipe envolvida tenha acesso ao histórico clínico.

Isso evita os espaços entre as etapas, proporcionando um atendimento mais humano e com foco na continuidade do tratamento. O paciente deixa de carregar as pastas com diversos exames e laudos e passa a ver as consultas de forma muito mais leve e prática.

O ecossistema Medcloud

A interoperabilidade já existe dentro de soluções como a da Medcloud. Onde todos os sistemas são facilmente integrados permitindo um trabalho muito mais ágil da parte da equipe e uma experiência mais fluida para o paciente. 

Além disso, a vertical de inteligência artificial Zaail, também da Medcloud, se integra facilmente aos demais sistemas, potencializando ainda mais o uso das informações clínicas para gerar insights, otimizar diagnósticos e acelerar processos.

Conheça mais sobre os sistemas Medcloud e nossa vertical de IA Zaail!

Comentários