Um exemplo real de como a Interoperabilidade pode ser percebida rapidamente pela equipe de uma policlínica.

Já sabemos a importância de adotar a interoperabilidade em clínicas e hospitais, mas só temos dimensão da diferença na rotina quando vemos acontecer na realidade. É o caso da Fundação Frísia, um parceiro recente da Medcloud e que já notou todos os benefícios que ter sistemas integrados traz. 

A instituição trabalhava com sistemas diferentes, mas sem integração. Além disso, parte das informações ainda era registrada em fichas pautadas, o que gerava insegurança para médicos e pacientes, além de dificultar o acesso a dados essenciais. “Antes do prontuário eletrônico a rotina era muito mais travada. Muitas vezes gastávamos tempo procurando informações básicas, já que tudo ficava no papel”, lembra o Dr. Vinícius Duboc, clínico geral da Fundação.

A rotina era marcada por processos manuais: prontuários em papel arquivados em almoxarifados, que ocupavam espaço físico e exigiam tempo para consultas rápidas. Até mesmo a emissão de laudos era lenta — as imagens precisavam ser impressas, o médico fazia o laudo em áudio e que posteriormente era digitado por técnicos. Hoje, com CIS, RIS e PACS integrados pela Medcloud, essa realidade ficou no passado.

“Agora a imagem vai da máquina para o sistema em menos de um minuto e o médico já pode laudar no mesmo momento”, explica a técnica em enfermagem Ketlin do Prado Camargo. Isso trouxe mais agilidade não só para os médicos, mas também para os pacientes, que conseguem um atendimento mais rápido e eficiente.

A interoperabilidade também trouxe segurança. O acesso unificado ao prontuário eletrônico garante continuidade do cuidado e evita falhas. “Isso evita o retrabalho, repetições desnecessárias e melhora a continuidade do atendimento”, reforça Dr. Vinícius.

“Teve um caso em que o paciente chegou com sintomas agudos, como os dados e os exames estavam todos integrados, consegui decidir rápido, com segurança e evitar uma demora e exames desnecessários no processo.”

Ao interligar médicos, pacientes e laboratórios, a Medcloud promoveu uma mudança profunda na Fundação Frísia. O resultado é uma rotina mais otimizada, menos burocrática e muito mais confiável. “Hoje meu atendimento é mais eficiente, organizado e seguro. Tudo isso, graças à Medcloud”, conclui.

A Fundação Frísia hoje

Atualmente a Fundação Frísia apostou na interoperabilidade, integrando os sistemas de CIS, RIS e PACS. Dessa forma, todas as informações dos pacientes ficam registrados em um lugar de fácil e rápido acesso. Além de ter um software de gestão da clínica completo, indo desde financeiro até gráficos de produtividade, tudo isso na nuvem, sem ocupar espaço físico e com segurança de backups.

Cooperativa Frísia

A história da Frísia começou em 1911 com as primeiras famílias holandesas se estabelecendo no interior do Paraná. Inicialmente era uma cooperativa focada na produção de laticínios que, ao longo dos anos firmou parcerias com diversas empresas, e, atualmente conta com vários segmentos no seu portfólio. Completando 100 anos de história, a Frísia foi responsável por grande parte dos marcos industriais da região dos Campos Gerais, tanto de expansão quanto de tecnologia, uma verdadeira referência para o estado.

Comentários