Entenda o uso da IA dentro da radiologia e como ela pode diminuir os riscos e aumentar a produtividade da entrega de laudos
A integração da inteligência artificial na área da saúde já é uma realidade em constante evolução. Mas quando falamos especificamente da IA em radiologia e da emissão de laudos médicos, ainda pode soar como novidade para muitos profissionais.
Mesmo sendo uma tecnologia recente, os resultados já se mostram bastante positivos: aumento da produtividade, agilidade em processos burocráticos e redução de erros graças ao suporte de bases científicas atualizadas. Isso significa laudos mais rápidos, consistentes e confiáveis.
Sistemas específicos para saúde
Existem diversas ferramentas de IA disponíveis no mercado, mas quando falamos da área da saúde é necessário redobrar a atenção. A escolha de um software deve priorizar a segurança, já que estamos lidando com dados sensíveis.
Por isso, utilizar ferramentas de IA como os chats de uso geral pode não ser o mais adequado. Já que muitas vezes esses sistemas não atendem às exigências da LGPD ou de órgãos reguladores da saúde. O ideal é optar por soluções desenvolvidas especificamente para o setor, garantindo conformidade legal, privacidade e confiabilidade.
Padronização de laudos: mais qualidade e eficiência
Um dos principais benefícios do uso da IA em radiologia é a padronização dos laudos. A tecnologia organiza os achados radiológicos, sugere termos técnicos adequados e mantém um padrão de escrita que facilita a comunicação entre profissionais.
Como o lançamento da Medcloud, o Zaail Deep Insight, um agente de IA que utiliza um banco de dados científico para resumir os achados de exame de imagem e sugerir termos médicos para a construção de laudo. Garantindo padronização, maior consistência e clareza nos resultados entregues. Isso reduz conflitos de interpretação, traz mais objetividade e aumenta a qualidade no atendimento.
Outra ferramenta de IA dentro da Zaail é o Chronolens, que utilizando laudos antigos cria resumos com destaques específicos que auxiliam no acompanhamento de casos e dão apoio para gerar diagnósticos mais precisos e com bases mais sólidas.
O futuro da radiologia com IA
O uso da inteligência artificial em radiologia não substitui o olhar clínico, mas atua como um excelente suporte na otimização de tarefas repetitivas, oferecendo padronização e reduzindo erros. Dessa forma, o médico radiologista ganha mais tempo para se concentrar na análise crítica dos exames e no contato com o paciente.
À medida que a tecnologia evolui, a tendência é que a padronização de laudos e o uso da IA estejam mais presentes na rotina de clínicas e hospitais.
Caminhando com isso a Medcloud criou a Zaail, nossa vertical de inteligência artificial criada especificamente para a área da saúde e pensada para levar mais eficiência e segurança para o médico e para o paciente.

