As glosas, ou não pagamento de procedimentos por parte das operadoras de saúde, podem ser problemas para clínicas e hospitais. Conheça os tipos de glosas e o que fazer para evitá-las.
As glosas são ajustes de cobranças apresentadas por um serviço prestado, muito conhecidas nos departamentos de faturamento de clínicas, consultórios e hospitais. Ou seja, pagamentos não realizados por convênios a clínicas ou profissionais, de procedimentos ou materiais.
Geralmente as glosas acontecem por problemas na comunicação entre os prestadores de serviço de saúde e convênios. Como por exemplo, informações sobre determinado procedimento, fornecidas pela clínica, não batem com o registro no banco de dados do plano de saúde.
As glosas podem ser grandes problemas cuja solução é um pouco complexa, devido às suas consequências. Mas podem – e devem – ser evitadas.
Por isso, conhecer as principais causas das glosas é essencial para evitá-las e manter a saúde financeira da sua clínica.
Podemos classificar as glosas em 3 tipos de acordo com suas causas. Elas podem ocorrer por erros administrativos, falhas de procedimento, desatualização dos dados e outros fatores.
Glosas administrativas
O tipo mais comum e recorrente de glosa. Ocorrem quando existem processos administrativos incorretos.
Podem acontecer por erros de digitação, erros de formulários e documentos, preenchimento incorreto de guias, inclusão de taxas, materiais ou medicamentos não previstos em contrato.
Portanto, é o tipo de glosa mais fácil de resolver, muitas vezes bastando reenviar os dados corrigidos ao convênio.
Glosas Técnicas
Glosas técnicas acontecem quando algum procedimento médico é contestado pelo convênio e demanda a avaliação de um Auditor Técnico.
Nesse caso, é necessária uma análise pericial, que pode revelar inconsistências como erros de preenchimento de informações ou até mesmo dos dados e métodos aplicados no atendimento do paciente.
Acontece com menor frequência quando comparada a administrativa e demanda mais recursos para ser constatada e efetivada.
Glosas Lineares
O último tipo de glosa é caracterizado por falta de justificativa da operadora para algum procedimento ou uso de material. Normalmente é justificada como “outros” pelas instituições.
Como qualquer procedimento possui particularidades que devem ser levadas em consideração, esse tipo pode ocorrer por detalhes que fujam do padrão. Por isso, é fundamental que a clínica possua registros que suportem suas condutas médicas.
Como evitar as glosas
Como a grande maioria das glosas acontece por erros de comunicação, que podem ser falhas no preenchimento e envio, é fundamental que o responsável confira todos os dados antes de finalizar o faturamento.
Sendo assim, a utilização de softwares de gestão operacional e Prontuário Eletrônico, como o RIS Medcloud, tem grande importância e impacto para diminuir a ocorrência de glosas hospitalares.
Esses sistemas podem realizar todo o controle e gestão de processos do fluxo de atendimento das organizações de saúde. Ainda permitem automatizar e padronizar as atividades da clínica.
O RIS Medcloud possui regras para geração de valores diferenciados para parceiros além de formas de pagamento para procedimentos particulares, de acordo com as exigências de cada instituição.
Por fim, a gestão de eventuais glosas também é bastante simples e eficiente, assim como a criação de relatórios para controle de produtividade dos procedimentos executados. O que ainda impacta na produtividade pois evita o retrabalho no setor de faturamento.