Tomografias e Ressonâncias não são tão assustadoras quando trazidas para baixo a escala de uma criança.
As crianças podem ter medo do processo demorado e desconfortável de uma Tomografia Computadorizada. É por isso que alguns hospitais e clínicas têm versões de brinquedo desses aparelhos em suas salas de espera. Estes podem ajudar as crianças a se acostumarem com a experiência de realizar um exame.
Este modelo em particular criado pela empresa Creative Arts vem com 3 brinquedos de pelúcia. Quando a criança envia um bicho de pelúcia através do scanner, a tela exibe imagens dos órgãos internos de desenhos animados.
Um monitor LCD revela imagens de um cérebro, coração, estômago e pulmões de desenhos animados. Além disso, um flash LED projeta uma luz vermelha dentro do scanner, simulando o ambiente real na realização de uma Tomografia Computadorizada.
Este outro modelo projetado como parte da Philips Ambient Experience introduz a experiência CAT Scan para as crianças. O brinquedo ainda aciona animações usando RFID.
Além dessas abordagens, algumas empresas apostam em salas de exames totalmente estilizadas e temáticas, visando deixar o ambiente mais convidativo na ótica de uma criança. Em exames como a Tomografia Computadorizada que requer total imobilidade do paciente, evitar exposições repetidas de radiação é fundamental.
Muito mais do que a prestação de serviços na realização de exames, as novas empresas que se destacam apresentam cada vez mais abordagens que se preocupam acima de tudo com a qualidade de vida e experiência de seus pacientes. Desde o agendamento do exame até o acesso ao diagnóstico, há grandes oportunidades para prover a melhor experiência possível na realização de exames.