O diagnóstico radiológico tornou-se a área da linha de frente na luta contra a pandemia da COVID-19: a sensibilidade da tomografia computadorizada é de cerca de 98%.
O Centro de Diagnóstico e Telemedicina de Moscou (CDT), sob a liderança do Prof. Morozov, Diretor Regional de Radiologia de Moscou, desenvolveu com sucesso princípios comuns de operação dos departamentos de radiologia que se aplicavam a todas as instalações médicas, incluindo públicas, privadas e federais, e permitiria diagnosticar a COVID-19 com eficiência e rapidez.
O CDT preparou recomendações clínicas para o processo de organização da digitalização, separação dos fluxos de pacientes e divisão do espaço funcional dos departamentos de radiologia em zonas “verdes” e “vermelhas”.
Todas essas medidas foram tomadas para evitar a propagação da doença infecciosa. O CDT lançou a operação do Centro de Referência de Moscou e introduziu tecnologias de inteligência artificial no fluxo de trabalho dos radiologistas.
Segurança dos profissionais de saúde
Para garantir a segurança dos técnicos e pacientes de raios-X, bem como a distribuição adequada do fluxo de pacientes, o CDT propôs dividir o espaço funcional dos departamentos de radiologia nas chamadas zonas “verde” e “vermelha”.
Os radiologistas que fornecem relatórios de tomografia computadorizada e não têm contato pessoal com os pacientes estão localizados na zona “verde” limpa e separada. As salas de tomografia estão na zona “vermelha”.
O pessoal médico que opera na zona “vermelha” interage diretamente com os pacientes e possui uma carga de trabalho particularmente pesada. Para compensar a escassez de pessoal, economizar tempo e aumentar a rotatividade de dispositivos, médicos voluntários se juntaram à equipe.
Eles encontram pacientes, fornecem máscaras individuais, escoltam-nos para salas de exame e os posicionam em mesas radiográficas. Os técnicos de raio-X ficam na sala de controle, configuram e executam a digitalização. Um profissional de saúde desinfecta o equipamento após a conclusão de cada exame.
Os intervalos de tempo entre os estudos realizados foram aumentados para realizar o tratamento sanitário completo. O pessoal médico que trabalha na zona “vermelha” recebe equipamento de proteção individual (EPI) de classe três. Nas mudanças de turno, a equipe médica que inicia suas tarefas não se sobrepõe à equipe que as concluiu.
A divisão das salas de tomografia computadorizada em duas zonas ajudou a equipe médica a operar com sucesso regularmente.
O CDT desenvolveu uma lista de verificação especial com critérios pelos quais os chefes dos departamentos de radiologia podem monitorar o desempenho do departamento durante a pandemia.
Suporte para técnicos
A decisão foi tomada para formar um grupo de técnicos de raio-x que poderiam substituir membros permanentes da equipe quando necessário. O grupo incluiu mais de 180 participantes treinados no CDT.
O CDT também fornece suporte psicológico para técnicos de raio-x. Observou-se aumento da ansiedade entre o pessoal médico, o que é compreensível em um ambiente epidemiológico difícil.
Todos os técnicos de raio-x têm a oportunidade de entrar em contato com o psicólogo do Centro para compartilhar suas preocupações relacionadas a níveis mais altos de estresse.
Vantagens do Medcloud
Pacientes com suspeita de infecção por coronavírus que chegam com hora marcada ou são entregues pela ambulância ao centro de TC ambulatorial, realizam uma tomografia computadorizada do tórax por indicação médica.
Em 20 minutos, um radiologista, que pode estar em um prédio diferente, fornece um relatório de estudo e o médico recebe as informações necessárias para tomar uma decisão sobre as táticas de diagnóstico e tratamento.
Se for necessária hospitalização, o paciente não precisará se submeter ao reexame, porque os médicos recebem um relatório do estudo e imagens através do Medcloud.
A tecnologia da informação reduz significativamente a exposição à radiação dos pacientes, elimina o tempo de espera para um estudo em ambiente hospitalar e fornece aos médicos relatórios de estudo em qualquer formato
Assim, o Medcloud reduz a carga de trabalho em hospitais, incluindo salas de emergência.
É extremamente importante ter acesso a estudos anteriores, a fim de avaliar a dinâmica ao transferir um paciente para outra instalação médica e após a alta do paciente.
Um radiologista que tem acesso a estudos realizados em hospitais e, devido à integridade das informações disponíveis, pode avaliar objetivamente as alterações detectadas.
A interação entre especialistas e a continuidade dos dados são os fatores essenciais para a tomada das decisões clínicas corretas em tempo hábil.