Contar com um PACS de qualidade é fundamental para o trabalho de radiologistas veterinários.

O sistema PACS – Picture Archiving and Communication System, em inglês – serve principalmente para armazenamento de imagens médicas e comunicação entre setores de clínicas e hospitais.

Esse sistema de gerenciamento oferece inúmeras vantagens para as clínicas: padroniza as imagens em formato DICOM, que auxilia na organização e busca; facilita o fluxo de trabalho uma vez que os exames são acessados diretamente nos computadores dos médicos durante as consultas; oferece mais qualidade de imagens a serem laudadas; além de praticidade e segurança no armazenamento.

Da mesma forma que é utilizado por médicos radiologistas e clínicas de imagem, a tecnologia pode ser empregada também em clínicas veterinárias para exames de imagem de animais.

Radiologia Veterinária

Basicamente, a radiologia veterinária é responsável por auxiliar no processo de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças em animais. Quando um animal de estimação está doente, por exemplo, nem sempre é fácil detectar o que causou essa doença.

Isso porque estamos falando de um paciente que não consegue dizer o que está sentindo, ou seja, cabe ao médico veterinário investigar até chegar à causa do problema. E é aí que entra a radiologia veterinária, como uma ferramenta auxiliar bastante importante dentro desse processo.

Quando o animal passa por um exame de radiologia, logo é possível saber que área do seu corpo está sendo afetada, bem como qual a extensão da doença. Em casos de necessidade cirúrgica, por exemplo, a precisão dos exames por imagem acaba sendo um ponto crucial.

Além disso, um diagnóstico feito por meio de imagens permite ao médico veterinário analisar a situação do animal como um todo. Juntando isso ao relato do tutor, e também e à sua sensibilidade como profissional, a escolha do procedimento a ser adotado se torna mais fácil.

PACS na Radiologia Veterinária

Na área da veterinária, a prática da Telerradiologia funciona basicamente da mesma forma que na humana.

A “novidade” é que no atendimento aos pets, muitos médicos e serviços optam por realizar os exames utilizando unidades móveis, que são cada vez mais comuns.

As unidades móveis são veículos, geralmente furgões adaptados, que podem levar equipamentos de exames até a casa do tutor para facilitar a realização dos exames. O radiologista, por sua vez, precisa de uma estação de trabalho de qualidade e de um sistema eficaz para receber as imagens feitas nessas unidades móveis para laudá-las.

O PACS em nuvem permite que o médico veterinário obtenha as imagens nas unidades móveis e envie para radiologistas veterinários das centrais, ou acesse visualizador DICOM, ferramentas de laudo e compartilhamento e laude as imagens na própria unidade utilizando a Internet com toda a segurança que o processo exige.

Com a Medcloud o radiologista pode ainda ter contato direto com tutor e veterinário solicitante, o que facilita e agiliza o processo de diagnóstico do paciente.

Além disso, o histórico médico do animal fica reunido e disponível para acesso do tutor via portal de resultados ou aplicativo para smartphones Medcloud.

Comentários