A comunicação clara e ponderada com os pacientes pode ajudar a melhorar o atendimento na Radiologia, saiba como.
Uma sessão com o temae “Pacientes em Foco” gerenciadas pelo Grupo Consultivo de Pacientes da Sociedade Europeia de Radiologia o Congresso Europeu de Radiologia de 2022, levantou uma discussão sobre a necessidade de melhorias consideráveis na comunicação na radiologia.
“Nunca recuse um diálogo com um paciente em nenhuma circunstância: antes, durante e obviamente após o exame”, destacou o Dr. Dominique Carrié, radiologista clínico membro da SER, bem como da Sociedade Francesa de Radiologia (SFR). “Saia da câmara escura; sua presença é importante.”
Comunicação eficaz e atendimento ao paciente
A seguir estão os benefícios significativos que podem ser obtidos comunicando-se de forma eficaz e dedicando tempo para se comunicar, de acordo com os apresentadores:
- Ganhe a confiança dos pacientes para obter sua adesão para realizar um exame
- Oferecer melhor atendimento ao paciente
- Proporcionar melhor experiência ao paciente
- Forneça melhores resultados
- Aumente a segurança do paciente
- Melhore a satisfação do paciente
- Ajude a evitar potenciais conflitos médico-legais
- Reduza os erros de segurança
Os benefícios potenciais são fortes; ainda assim, muitas vezes faltam comunicações, de acordo com resultados de uma pesquisa de pacientes realizada pela SER.
Foram recebidas respostas de 400 pacientes de 22 países da UE. 36% dos entrevistados relataram que não estavam satisfeitos com as informações fornecidas sobre os riscos e benefícios dos procedimentos e 33% relataram não estarem satisfeitos com a disponibilidade de radiologistas para consulta, potencialmente sugerindo que alguns pacientes não têm informações suficientes para participar plenamente nas decisões de tratamento.
Uma conclusão do estudo foi que “medidas simples podem ter um impacto significativo na melhoria da comunicação e na satisfação do paciente”.
Recomendações para uma comunicação eficaz em radiologia
Os apresentadores concordaram que é preciso prática e talvez treinamento para se tornar um educador eficaz. Confira resumo de dicas específicas para radiologia dos apresentadores do CER para se comunicar de forma eficaz com os pacientes.
Pré-exame:
- Apresente-se e informe seu papel.
- Explique o que deve ser feito, esperado, sentido e/ou ouvido.
- Realce o benefício do exame ao mesmo tempo que indica o menor risco de radiação associado.
- Se houver comunicações em exibição – como pôsteres – com informações úteis sobre o paciente, aponte-as. Não presuma que o paciente os leu.
- Pergunte aos pacientes: “O que você quer saber?”
- Dê respostas claras sobre os riscos de radiação.
- Limite sua conversa ao que você sabe.
Cheryl Cruwys, fundadora da Breast Density Matters UK e representante do paciente no conselho editorial do ecancer.org, enfatizou a importância de fornecer informações antes dos exames para dar aos pacientes tempo suficiente para ler e digerir as informações.
Além disso, ela recomendou que as comunicações estejam disponíveis em diferentes formas, como vídeos, e em diferentes idiomas.
Pós-exame: compartilhando resultados
Ao compartilhar os resultados de um exame diagnóstico, faça-o em local confidencial e com capacidade de mostrar e compartilhar as imagens radiográficas. O “lugar” pode ser em um escritório físico ou em teleconferência.
Comece apresentando-se e seu papel. Fale sobre seu conhecimento e experiência. Se outras pessoas além do paciente estiverem na reunião, pergunte sobre o relacionamento deles com o paciente. No caso de uma conferência virtual, esclareça quem está falando – o paciente ou um representante.
Apresente a informação, prestando atenção à sua linguagem corporal e outras pistas sobre a sua compreensão. Adapte suas respostas conforme necessário para que sejam compreendidas.
Quando os resultados forem sérios, entregue-os com empatia. As informações serão mais bem recebidas pelo paciente quando houver empatia. Faça uma pausa após dar a notícia para dar tempo ao paciente de reagir.
Em todas as situações, faça perguntas, ouvindo atentamente para entender o que está sendo perguntado.
Na conclusão, abra a porta para mais suporte, como imagens ou exames adicionais, especialmente se a patologia for grave. Ofereça os nomes de um especialista ou hospital específico se a cirurgia for necessária.
“Ao longo da comunicação, observe se você está sendo entendido e dê às pessoas a chance de fazer perguntas”, sugeriu Jonathan McNulty, professor associado e vice-diretor de ensino e aprendizagem da Faculdade de Saúde e Ciências Agrárias e reitor associado da Escola de Medicina da University College Dublin. “Lembre-se de que a comunicação é uma transação de mão dupla entre ambas as partes.”
Barreiras à comunicação eficaz com os pacientes
Um doa maiores obstáculos na comunicação com pacientes é a falta de treinamento para radiologistas em habilidades de comunicação. De acordo com um estudo da SER, 63,7% dos radiologistas raramente ou nunca recebem treinamento em comunicação.
Um segundo desafio é que alguns médicos de referência não querem que os radiologistas entreguem os resultados, preferindo entregar as informações eles mesmos. Os pacientes que se apresentaram na SER contestaram essa ideia, afirmando que têm o direito de ouvir os resultados assim que estiverem disponíveis.
Terceiro, alguns radiologistas estão preocupados com o tempo envolvido se abrirem a porta para conversas com pacientes. No entanto, apenas cerca de 5% a 10% dos pacientes pedem para ter uma conversa – um número gerenciável.
Finalmente, alguns radiologistas simplesmente não querem ter as conversas. Os apresentadores recomendaram – no caso de radiologistas de plantão – designar um radiologista a cada semana para receber chamadas.
Tomar sua própria iniciativa para melhorar suas habilidades de comunicação foi um forte apelo à ação para radiologistas e radiologistas, dado ao longo da série Pacientes em Foco. Embora os benefícios para os pacientes sejam os mais importantes, melhorar suas habilidades de comunicação também o ajudará na comunicação com os colegas e melhorará a dinâmica da equipe.