Instalar e manter servidores locais pode ser um grande custo para centros de imagem. Saiba como eliminar esses custos com toda a segurança da nuvem.
Com o recente aumento do custo da energia elétrica, efeito da crise hídrica e inflação no país, qualquer investimento que seja dispensável está sendo repensado não apenas nas residências, mas também em empresas de todos os portes e setores.
No caso de clínicas e centros de imagem, o custo para manter sistemas locais com servidores torna a escolha por sistemas em nuvem ainda mais necessária em momentos de contenção de gastos.
Os servidores em nuvem apresentam diversas vantagens que vão além da economia de energia que proporcionam para as clínicas, cada vez mais utilizados no setor, eles automatizam, integram e agilizam diversos processos.
Modelos de PACS
Quando se fala em servidores para clínicas que realizam exames de imagem, os mais comuns são o PACS, para toda a gestão dos exames e o RIS para gerenciamento de horários, faturamento e questões administrativas.
Existem dois tipos de PACS, o primeiro depende de servidores locais e o segundo conta com armazenamento em nuvem.
No modelo de PACS local a empresa precisa configurar um servidor e rede para fazer essa gestão. Para isso, é necessário um investimento de contratação que serve para instalar os equipamentos na unidade.
Consequentemente, o centro de imagem precisa disponibilizar uma sala que possua condições ideais para essa instalação, o que pode gerar um alto custo para a instituição. É importante lembrar que é nesse equipamento que todos os exames e informações sensíveis dos pacientes ficam armazenados e, como qualquer dispositivo, corre riscos de avarias.
Já no modelo em Nuvem, todos esses processos ocorrem de forma diferente. Isso porque o PACS em nuvem não depende da instalação de servidores nas clínicas onde é implementado. Todas as informações das instituições e dos pacientes são armazenadas em servidores robustos em diferentes lugares do mundo, garantindo uma segurança muito maior.
Vantagens da Nuvem
O PACS da Medcloud é completamente baseado na nuvem. Ou seja, além de se beneficiar de todas as vantagens da implementação de um sistema PACS, você ainda ganha toda a agilidade e comodidade da Cloud Computing.
Primeiramente, no modelo de PACS em nuvem o serviço contratado dispensa investimento para instalação. Uma vez que as informações ficam todas armazenadas na nuvem, não é necessário instalar nenhum tipo de equipamento.
O investimento no PACS Medcloud ainda é personalizado, cada unidade tem uma assinatura mensal de acordo com sua volumetria de exames. O que elimina todo o custo de manter um servidor local na sua clínica.
O chamado Cloud PACS possibilita o acesso aos exames a partir de qualquer lugar. Basta possuir conexão com a internet e um computador, tablet ou até mesmo um smartphone.
Com isso, tanto o trabalho do radiologista, quanto do centro de medicina diagnóstica são otimizados. A mobilidade, por sua vez, acaba por facilitar o trabalho do radiologista e, consequentemente, aumentar sua produtividade. Além de servir como apoio ao diagnóstico médico, é claro.
Através dos Portais de resultados da Medcloud, paciente e solicitante ainda podem ter acesso a imagens, laudos e anexos através de um aplicativo instalado em seu smartphone. Mais agilidade e praticidade desde o momento em que o exame é realizado até o seu compartilhamento. Tanto na clínica de imagem, quanto pelo próprio paciente.
Ao optar por uma solução em nuvem, como a da Medcloud, sua clínica reduz custos, otimiza processos, ganha em segurança, flexibiliza o modelo de trabalho dos radiologistas e ainda fideliza e empodera seus pacientes.