A nova tecnologia do ChatGPT promete transformar diversos setores e as aplicações na Saúde são promissoras.

O ChatGPT, “Generative Pre-Trained Transformer”, em portugês “Transformador pré-treinado generativo”, é uma algoritmo baseado em Inteligência Artificial que teve seu desenvolvimento pautado em redes neurais e machine learning, criado para diálogos virtuais.

O objetivo inicial era que a tecnologia aprimorasse os recursos de assistentes virtuais, como a Alexa, da Amazon, oferecendo uma forma simples de respostas. Porém, o ChatGPT oferece um grande diferencial das ferramentas que surgiram anteriormente.

Muito mais criativa do que simples mecanismos de busca, a tecnologia é capaz de responder de forma contextualizada sobre o assunto, além de elaborar diversas formas de textos, quando questionada sobre determinado assunto.

Portanto, o GPT consegue entender o contexto de um diálogo completo, levando em consideração todas as perguntas anteriores para oferecer respostas coerentes. Além disso, por ter sido treinada com o uso de uma grande quantidade de textos disponíveis na internet, (570 GB de texto, o equivalente a cerca de 40 bilhões de palavras), a tecnologia é capaz de criar textos do zero.

Pela versatilidade e nível de criatividade, o ChatGPT está sendo utilizado de diversas formas e atingiu uma popularidade muito grande nas últimas semanas. Principalmente pela capacidade de ser incorporada em diversos como sites de pesquisa, atendimento, criação de conteúdo, entre outros.

ChatGPT na Saúde

A saúde é uma das áreas em que o ChatGPT tem sido estudada, chegando a ser pontuada por alguns especialistas como resposta para alguns desafios na área, oferecendo soluções, tratamentos e consultas de saúde mais específicas, personalizadas e baseadas em resultados para pessoas em todo o mundo.

O primeiro uso seria um assistente virtual que se baseia na conversa com o paciente, além do histórico médico e sintomas atuais para indicar tratamentos, especialistas ou remédios caseiros, além de fornecer informações úteis sobre doenças crônicas.

Além disso, futuramente a tecnologia do ChatGPT pode auxiliar chatbots que fornecem suporte de saúde mental aos pacientes para gerar planos personalizados de exercícios e nutrição para pacientes com base em suas necessidades e objetivos individuais, por exemplo.

O ChatGPT também pode ser de grande ajuda para os próprios profissionais de saúde em tarefas como transcrever registros ou gerar relatórios pré programados.

No entanto, atualmente, um dos maiores desafios para o uso da tecnologia na área da saúde é a necessidade de dados precisos e atualizados, já que as respostas e textos gerados são baseadas em textos já existentes em uma vasta base de dados.

Ainda há um caminho a ser percorrido para que o GPT forneça recomendações confiáveis. Para isso, ele deve ter acesso a informações médicas precisas e atuais, além de considerar questões como segurança e privacidade dos dados.

Comentários