Uso de IA cresce no Brasil e fortalece a área da saúde no cuidado humanizado com tecnologia

O uso da inteligência artificial tem crescido rapidamente no mundo inteiro, e o Brasil tem se destacado cada vez mais dentro da área tecnológica. E, para além dos chats de conversa, a IA tem se mostrado muito útil em diversas áreas de atuação, com destaque para a saúde, que já conta com softwares para transcrever conversas, interpretar laudos e até sugerir termos médicos adequados para compor diagnósticos.

Brasil referência no uso de IA

Em uma pesquisa realizada recentemente, mostrou que o Brasil ficou entre os 3 maiores consumidores do Chat-GPT do mundo com 54 milhões de usuários ativos, ultrapassando até os Estados Unidos que conta apenas com 15% dos americanos utilizando o aplicativo.

Esses dados mostram o quão importante é investirmos em tecnologia para deixar o dia a dia de trabalho mais eficiente, reduzindo tarefas manuais e repetitivas e abrindo espaço para um foco mais estratégico.

IA aplicada na saúde

Na área da saúde, o uso da inteligência artificial já mostrou ótimos resultados, garantindo maior qualidade no atendimento e diminuindo erros ou perdas de informações. As IAs já conseguem apoiar médicos na análise de exames, sugerir exames para compor diagnósticos, transcrever consultas e até padronizar termos técnicos, trazendo mais segurança para o profissional e para o paciente. 

Além de trazer agilidade, aumentar a produtividade e diminuir o número de informações que, com o tempo, podem se perder, permite ao médico dar mais atenção a quem realmente importa: o paciente.

Zaail: a vertical de IA da Medcloud

Com um cenário tão positivo, a Medcloud fez o lançamento oficial da Zaail — nossa vertical de inteligência artificial — em março deste ano. Ela foi idealizada para melhorar a rotina médica e promover um cuidado mais centralizado no paciente. Utilizando bancos de dados científicos, a Zaail traz soluções inovadoras que vão desde apoio em interpretação de exames de imagem até transcrição de consultas e organização de prontuários. Tudo isso garante que a tecnologia seja usada como apoio, sem substituir a expertise médica.

O futuro da saúde com IA

O movimento do Brasil em direção à liderança no uso da inteligência artificial abre caminho para que a saúde seja cada vez mais tecnológica, humanizada e centrada no paciente. E, quando médicos modernizam seus atendimentos, a tendência é que os pacientes se sintam mais seguros em relação a condutas e tratamentos.

Comentários