Saiba quais boas práticas melhoram seu dia a dia em consultório e garantem uma boa experiência para seus pacientes.
Administrar um consultório e ainda realizar os atendimentos pode ser um desafio para diversos profissionais, mas seguir algumas boas práticas pode ajudar a manter o seu dia a dia mais tranquilo, permitindo que você foque no que realmente precisa da sua atenção.
Boas práticas de gestão clínica
Não existe um manual específico sobre como administrar um consultório, porém separamos aqui algumas dicas que podem deixar sua rotina menos burocrática e com mais atenção ao paciente.
1. Controle dos prontuários: Ter as informações do paciente à mão é extremamente necessário, principalmente quando o tratamento é contínuo e as consultas recorrentes. Isso aproxima mais o médico do paciente e demonstra interesse no caso, passando confiança no atendimento.
2. Atendimento multicanal: Durante a pandemia, a telemedicina foi uma solução que se popularizou nos atendimentos. E ela ainda funciona, tanto por comodidade quanto por abranger uma área maior. Oferecer essa possibilidade aos seus pacientes abre espaço para pessoas que nem sempre têm a mobilidade de ir até o consultório.
3. Controle sobre as finanças: Manter o financeiro sempre muito bem organizado é essencial, principalmente quando se usa um sistema como o RIS, que traz todos os dados detalhados de entradas e saídas, deixando o gestor da clínica informado sobre as transações que acontecem, evitando qualquer confusão ou problemas no final do mês.
4. Agenda eletrônica: Deixar as consultas anotadas em agendas físicas ainda é muito comum, mas diversos erros podem acontecer nesse método. Com remarcações, cancelamentos e novos horários podem gerar confusão e isso impacta muito na experiência do paciente.
5. Humanização no atendimento: Falando em experiência do paciente, ter uma consulta com o foco no paciente passa muito mais confiança e conforto, resultando em relatos mais sinceros o que facilita o diagnóstico do médico.
6. Adote a tecnologia no dia a dia: Sabemos que a rotina de atendimentos pode ser desgastante por ter muitas tarefas burocráticas, por isso a adoção de tecnologias para dar apoio nessas áreas é tão importante, assim o médico pode focar em atividades que exigem sua expertise com mais dedicação.
Os sistemas da Medcloud
Com tantas demandas na rotina de uma clínica, adotar ferramentas que realmente facilitem o dia a dia faz toda a diferença. É nesse ponto que os sistemas da Medcloud se destacam: com soluções que integram desde o controle de prontuários até a gestão financeira, passando por agenda eletrônica, telemedicina e armazenamento seguro em nuvem. Dessa forma você conta com todo o apoio para realizar os atendimentos com tranquilidade e foco total no paciente.
Conheça os sistemas da Medcloud!