Para manter o alto nível de atendimento, as clínicas precisam cada vez mais buscar soluções que ofereçam praticidade a seus pacientes.
O mercado para clínicas e hospitais está cada vez mais competitivo. E mesmo com o fim da pandemia se aproximando, muitos hábitos adquiridos no período de isolamento social acabaram se tornando tendências que os gestores não podem mais ignorar.
Neste cenário, cada vez mais processos estão ganhando a possibilidade de serem realizados pela internet. Nas clínicas, há algum tempo já é possível encontrar soluções que, além de modernizar o atendimento, fazem com que os pacientes evitem tocar em superfícies expostas.
Além disso, sabemos que tempos de espera longos são extremamente negativos para o paciente. Seja apenas pelo fato de ter que passar muito tempo aguardando para ser chamado ou até mesmo pelo nervosismo antes de realizar algum procedimento que gere um certo desconforto.
Portanto, reduzir o tempo que o paciente passa nas recepções ou salas de espera, e oferecer opções online para algumas etapas do atendimento faz com que ele tenha uma experiência muito mais agradável na sua clínica.
Reunimos 10 dicas para agilizar seu atendimento e modernizar sua clínica em 2022:
1. Agendamento online
A possibilidade do agendamento online oferece ao paciente a possibilidade de contar com um novo canal de comunicação para agendar seus procedimentos de maneira muito mais prática e rápida do que a tradicional ligação telefônica.
Através do site da clínica, é possível escolher a data, o procedimento desejado, preencher um pré-cadastro e realizar o agendamento rapidamente.
2. Pagamento online
Já é possível também oferecer para seus pacientes a opção de pagamento online. No mesmo momento em que acessa o site para o agendamento, o paciente pode realizar o pagamento via cartão de crédito ou débito.
O que, além de diminuir o tempo de permanência na clínica, ainda traz segurança tanto para a clínica, quanto para o paciente.
3. Envio de documentação online
Nos módulos de agendamento online, ainda é possível incluir a possibilidade do envio de documentos necessários para a realização do exame ou procedimento como pedidos médicos, exames anteriores ou documentos pessoais.
4. Confirmação de agendamento
Uma vez que o paciente realizou todas as etapas do agendamento online, é fundamental habilitar uma confirmação de agendamento. Assim, o paciente recebe automaticamente um link para confirmação junto de todas as informações referentes ao procedimento via celular ou e-mail.
O que elimina o problema de linhas telefônicas ocupadas ou atendentes encarregados de outras atividades, além de evitar erros de digitação nos cadastros – uma vez que o próprio paciente inseriu e confirmou suas informações – e ainda reduz a taxa de não comparecimento.
5. Web check-in
Um dos passos que costumam gerar mais tempo de espera para o paciente é o check-in na clínica. Assim que chega, ele precisa aguardar – ou até mesmo pegar uma senha – até ser chamado para informar que chegou na unidade e fornecer algumas informações como documentos, pedido médico e etc.
Para diminuir o tempo de espera deste paciente e agilizar o atendimento em clínicas, hospitais ou centros de imagem, o web check-in serve para fornecer todas essas informações necessárias para a consulta ou procedimento pela internet, ou em um totem de autoatendimento.
6.Assinatura digital de anamneses e termos de autorização do paciente
Com a utilização de sistemas para anamnese digital, a segurança das informações sensíveis de seus pacientes é reforçada.
Além da possibilidade de controlar quais usuários podem acessar os dados das anamneses, a implementação da assinatura digital certificada é mais uma forma de segurança para seu negócio e seus pacientes.
7. Prontuário Eletrônico
Além de reunir um registro digital de cada, o PEP pode ser atualizado a cada novo encontro, independente da presença do paciente ou não. Os registros eletrônicos incluem histórico familiar, diagnóstico e tratamento, além de prescrição de medicamentos, exames diversos, evolução do tratamento e outros detalhes vitais necessários para fornecer assistência a cada paciente.
As informações registradas podem ser acessadas por médicos, enfermeiras e técnicos de forma a oferecer diagnósticos e tratamentos contextualizados. Seja em consultas, seja em intervenções e demais procedimentos, esses profissionais tornam-se mais capazes de tomar decisões com um histórico reunido compreensivo.
Com o Prontuário Eletrônico, todas estas informações podem ser acessadas facilmente com dispositivos móveis eletrônicos wireless, Wifi, coletados através de um smartphone, na nuvem e compartilhados.
8. Integração PACS-RIS
Para garantir a eficiência dos processos, em especial da produção de laudos, e entregar a qualidade exigida ao diagnóstico, é fundamental promover a integração de PACS e RIS.
A integração desses sistemas garante um registro único do paciente, tornando o gerenciamento das informações mais completo quando combinado a outros dados clínicos.
Além disso, o PACS em nuvem permite que os dados sejam cruzados e as imagens gerenciadas mesmo a partir de acesso remoto. A integração com o RIS também em nuvem consolida essa base, criando um registro de acesso universal para que radiologistas possam consultar dados sem ter de sair de um sistema e ingressar em outro.
A integração do PACS e RIS ainda auxilia na redução de custos, por fatores como diminuição no número de impressões de impressão, eliminação de taxas de servidores locais e também porque permite aumento da produtividade de toda a equipe.
9. Teleconsultas
No cenário pós pandemia, as Teleconsultas vieram para ficar. Além de aproximar pacientes e seus provedores, possibilita o atendimento médico de qualidade com eficiência e rapidez.
Além disso, é uma ferramenta fundamental para eliminar visitas desnecessárias até as clínicas e hospitais apenas para reconsultas.
10. Portal de resultados
Por portal de resultados entende-se um espaço no site da clínica ou do hospital onde o paciente pode acessar suas informações, resultados, imagens e laudos, seja pelo computador ou celular.
Ter a disposição um portal de resultados traz benefícios tanto para os provedores quanto para os clientes. Para as clínicas, a grande tendência é estar cada vez mais perto dos seus pacientes. Seja estreitando canais de comunicação, ou oferecendo opções e vantagens.
Com o portal de resultados, seus pacientes acessam seus exames com toda a segurança e qualidade pelo computador ou celular. Com o aplicativo, paciente e solicitante são notificados sempre que um novo exame é compartilhado com eles. Além disso, ele ainda tem todo seu histórico clínico de exames reunido e com fácil acesso.