Worklist + RIS: como sua clínica se beneficia da integração dessas tecnologias

doctora-trabajando-especialista-medicina_144627-30292

O sistema RIS é um dos softwares mais importantes de gestão para centros de diagnóstico por imagem, com a ferramenta de Worklist, ele automatiza processos e diminui erros.

Worklist, em inglês, significa Lista de Trabalho. No ramo da Radiologia essa lista de trabalho é referente a todos os exames que devem ser realizados por determinado equipamento. O objetivo é otimizar o trabalho dos radiologistas e integrar as informações sobre os pacientes.

Para tal procedimento, o serviço de Worklist integra todas as informações sobre um paciente e seus exames a serem realizados. Primeiro, os dados são registrados no sistema RIS juntamente com quais exames devem ser feitos.

Após isso, o médico ou técnico radiologista recebe essas informações para executar e registrar o novo exame no equipamento de imagem.

Para quê serve?

A função primária da Worklist é reduzir o número de erros nos registros dos pacientes. Em hospitais e clínicas de imagem onde o fluxo de pacientes e a quantidade de exames realizados são grandes, pedia-se muito tempo registrando novamente as informações do paciente no equipamento do exame.

Nesse processo repetitivo, existiam grandes chances de erros de digitação no registro, tanto no RIS pela recepção quanto no equipamento pelo técnico. Quando esses dados são coletados uma vez só, reduz o risco de duplicação de registros por erro nesses cadastros.

Associado a isso, está a agilização do trabalho da equipe e, por consequência, do fluxo da clínica toda. Uma vez que o paciente já forneceu, na recepção, os dados e o procedimento a ser realizado, o técnico de radiologia não precisa fazer todo esse processo manualmente mais uma vez. Ele seleciona o exame pelo Worklist, e já inicia o procedimento sem a necessidade de inserção manual dos dados do paciente.

A Worklist atua também para organização de exames. O que nos leva à função de integração e unificação dessas informações. Todos os exames e laudos de determinado paciente ficam armazenados juntos. Sendo assim, o profissional da radiologia consegue um rápido e fácil acesso a todas imagens e laudos daquela pessoa.

Funcionalidades do RIS

O RIS da Medcloud é 100% em nuvem e conta com opções para agendamento rápido para posterior check-in do paciente, o módulo de agendamento multi salas do RIS Medcloud proporciona agilidade para toda a equipe de clínicas, hospitais e centros de radiologia.

Uma das principais funcionalidades dos sistemas RIS é o agendamento, no Medcloud é possível organizar a agenda de cada profissional da clínica de forma intuitiva e em poucos cliques.

O envio de preparos para o paciente altamente automatizado, assim como o registro do exame no equipamento através do Worklist, que evita o cadastro manual pelo técnico do equipamento e reduz os erros.
Juntamente ao RIS, a Medcloud oferece Worklist e 100% em nuvem, o que gera ainda mais praticidade no gerenciamento dos exames. A ferramenta automatiza o cadastro do exame de determinado paciente no equipamento, fornecendo a lista de agendamentos confirmados para o técnico do equipamento selecionar e iniciar o exame já com os dados salvos.

A maior vantagem é que além de evitar erros no cadastro do exame e discrepâncias entre o cadastro do paciente no sistema gerencial e dos dados que são vinculados nas imagens, gera maior produtividade.

Além disso, pensando numa gestão completa de todos os processos dos exames de imagem, por fazer parte do RIS, a Worklist tem integração nativa com o PACS também em nuvem da Medcloud.

Que por sua vez também traz diversas vantagens para provedores e pacientes, como Viewer DICOM completo online, ferramentas de laudo como fórmulas de cálculo e reconhecimento de voz, além de compartilhamento facilitado de laudos, imagens e anexos com solicitantes e pacientes

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos