Vantagens da Mamografia Digital

mamografia-digital-medcloud

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Anualmente, a doença chega a atingir cerca de quase 58 mil mulheres, um número bastante expressivo. Contudo, quando diagnosticadas logo no início da doença, o índice de cura é bastante alto, podendo chegar até 98%.

Dessa forma, para que o diagnóstico seja dado logo no primeiro estágio do câncer de mama, é imprescindível que mulheres acima dos 40 anos de idade realizem o exame da mamografia ao menos uma vez no ano. Não é à toa que no Brasil uma data foi instituída para lembrar as pessoas sobre a importância do exame, o dia 5 de fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia.

O objetivo do exame de mamografia é o de verificar se existem tumores nas mamas. Através das imagens obtidas no exame é possível visualizar as estruturas mamárias, bem como auxiliar diagnósticos e, caso necessário, designar possibilidades de tratamento.

Tecnologia em favor da saúde
Outro benefício proporcionado pela mamografia digital está no uso da tecnologia. Isso porque ela faz uso de computadores e imagens, as quais ficam gravadas, podendo ser trabalhadas e editadas quando necessário.

Diferentemente da mamografia convencional, que ainda precisa recorrer à revelação do filme de maneira convencional com o uso de produtos químicos.
Considerada como a melhor escolha nos serviços de radiologia, a mamografia digital está aos poucos substituindo sua versão convencional. O que não é à toa. Afinal, ela oferece inúmeros benefícios que vão muito além da comodidade proporcionada à paciente.
Os benefícios da mamografia digital

1 – Menos desconforto e dor
Muito semelhante à mamografia convencional, a mamografia digital segue os mesmos passos para a realização do exame. Com a paciente posicionada em pé, suas mamas são posicionadas (uma por vez) no aparelho. Assim, passam pelo processo de compressão horizontal e vertical.

No entanto, o que difere um procedimento do outro é o fato de que na mamografia digital o processo é mais ágil, ou seja, menos desconfortável para a paciente do que a mamografia convencional. Além do fato das mamas não precisarem ser apertadas com a mesma intensidade que a mamografia convencional exige.

2 – Precisão de diagnóstico
Através da mamografia digital, as chances de diagnosticar um tumor em estágio bastante inicial nas mamas são consideravelmente maiores. Esse é um benefício especialmente importante, sobretudo para mulheres com menos de 50 anos, ou com mamas mais densas.

3 – Visualização mais detalhada
Esse benefício funciona de forma complementar ao anteriormente citado. Isso porque através das imagens computadorizadas obtidas através da mamografia digital, torna-se mais fácil que o radiologista trabalhe com a ampliação da mesma durante a análise. Com isso, caso haja alguma lesão, logo será possível analisá-la de forma mais detalhada. O que contribuirá com um diagnóstico mais preciso.

4 – Mais recursos
A mamografia digital conta com o recurso das imagens computadorizadas. Ou seja, durante a análise dos exames de imagem o médico pode configurar o brilho, contraste, aumentar, aproximar, tudo o que for necessário para aumentar o entendimento acerca do exame. Dessa forma, torna-se mais fácil distinguir um tumor de uma calcificação, por exemplo.

Mamografia digital e Telerradiologia
Infelizmente, a mamografia não está livre das grandes filas de espera que atingem o setor público de saúde do país. Com isso, o resultado de um exame pode demorar meses para chegar, o que impacta de forma bastante negativa o tratamento de um possível câncer de mama.

Assim, a telerradiologia pode suprir essa carência através dos laudos à distância de mamografia, que são realizados por radiologistas e mastologistas muito bem qualificados.

Como funciona? É simples, basta que a mulher realize o exame da mamografia digital. E, logo em seguida, que as imagens deste exame sejam encaminhadas para uma central de telerradiologia. Lá as imagens serão analisadas e laudadas por radiologistas e mastologistas, podendo ser liberadas para a clínica e/ou hospital em questão de horas.

Feito isso, basta que a paciente encaminhe o exame para o seu médico e dê procedência ao início do tratamento, caso necessário. Ou seja, realizar o exame da mamografia ficou muito mais fácil com a mamografia digital e os benefícios da telerradiologia.

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos