Laudo multimídia está em desenvolvimento nos EUA

analisis-hombre_46706-466

A área da saúde vem se modernizando em todos os setores. Uma ferramenta de laudo multimídia vem sendo desenvolvida para aprimorar a área da radiologia.

Visando colocar o paciente num papel mais ativo no cuidado com sua saúde, existem cada vez mais ferramentas para modernizar sua relação com médicos e centros de diagnóstico. Portais do paciente já estão sendo utilizadas por clínicas em diversos locais do mundo para facilitar o acesso a exames e laudos.

Porém ainda é muito comum que os laudos tradicionais de exames radiológicos apareçam em formato de texto simples para descrever o que foi encontrado em determinada imagem.

Futuro interativo
Para melhorar esse quadro, a Universidade de Sistema de Saúde da Virgínia, nos EUA, está trabalhando em uma plataforma que visa permitir a criação de relatórios multimídia.

De acordo com os pesquisadores, os radiologistas conseguiriam se comunicar muito melhor com os pacientes se os laudos estiverem em formato interativo. Nesse formato, o paciente teria as informações integradas. As imagens, textos e eventuais outros recursos estariam se complementando.

Relatórios avançados suportam o uso de conteúdo rico, como texto estilizado, imagens, tabelas, gráficos e hiperlinks, para melhorar a comunicação em torno dos achados de imagens médicas. Esses aprimoramentos podem adicionar velocidade e clareza ao relatório e revisão de imagens.

Pode ser mais fácil compreender visualmente informações complexas refinadas pela IA do que ler longas descrições. E os pacientes ficarão mais envolvidos vendo imagens em seus relatórios.

O que já existe no mercado
Enquanto plataformas completamente híbridas ainda estão em fase de desenvolvimento, ferramentas de editor de laudo e laudo online são de grande ajuda para radiologistas e pacientes.

Para não ter a necessidade de criar todos os laudos do zero, o radiologista consegue ter acesso a moldes e apenas acrescentar a informações. Além disso, o reconhecimento de voz permite que o médico faça a análise do exame em voz alta daquele exame e a ferramenta se encarrega do restante.

De outro lado, beneficia o paciente. Uma vez que ele consegue acessar seu prontuário online. Assim ele pode visualizar seus exames e laudos através de aplicativos ou portais na internet, basta que tenha login e senha. Ele também conta com a possibilidade de ouvir a descrição simplificada por áudio do laudo para melhor compreensão do diagnóstico.

Mais posts do blog

ver todos