Ultrassom focada pode tratar pacientes com epilepsia

cerenro-400x225

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Ohio estão conduzindo o primeiro ensaio sobre cirurgias utilizando ultrassom focada.

A pesquisa é destinada a determinar se o procedimento que utiliza ultrassom focada pode tratar pacientes adultos que sofrem com convulsões epiléticas.

Dr. Vibhor Krishna, lider da pesquisa, afirmou em um comunicado da universidade que o ensaio está sendo desenvolvido justamente porque existe uma demanda clínica não contemplada.

“Mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com convulsões incontroláveis porque nenhum tratamento disponível funciona para elas. Nossos objetivos são testar a segurança desse procedimento e estudar as mudanças na frequência de crises nesses pacientes.”

Andamento
O ensaio clínico deve incluir até 10 pacientes. De acordo com o comunicado de imprensa do estado de Ohio, já existem informações sobre concretas sobre o procedimento.

Um paciente de 58 anos de idade foi tratado com ultrassonografia focalizada para sua epilepsia no início deste ano, tornando-se o primeiro paciente a se submeter a esse tipo de tratamento.

Segundo os especialistas, a cirurgia durou cerca de três horas e o paciente estava “acordado e alerta” o tempo todo, fornecendo feedback aos médicos e pesquisadores.

Mais posts do blog

ver todos