Cloud computing: tudo sobre segurança na nuvem

unnamed

A cloud computing vem sendo adotada por empresas de todos os setores, mas ainda há certa resistência quanto a segurança na nuvem. Entenda melhor como ela funciona.

Atualmente é impossível ignorar a cloud computing. A computação na nuvem está presente no nosso cotidiano através do Google Drive, Dropbox, iCloud e outras ferramentas similares. E ela também vem crescendo de forma exponencial no âmbito empresarial. Mas como funciona a segurança na nuvem?

As empresas se beneficiam do armazenamento de dados na nuvem de muitas maneiras. A redução de custos é o principal benefício, porém há a otimização de volume de material, acesso facilitado e rápido, entre muitos outros.

Mas existe muita gente que ainda tem uma certa desconfiança, principalmente quando se trata da segurança desse tipo de armazenamento. Porém a verdade é que a nuvem permite uma segurança muito maior do que quando esse material é mantido fisicamente.

Vale também destacar que empresas de serviços de cloud computing oferecem uma confiança muito maior, quando comparados com os gratuitos.

Cloud computing aliado a saúde
Clínicas e hospitais, por exemplo, são os maiores alvos de roubo de informações. Isso porque dados médicos têm alto valor, maior até que os de cartões bancários.
No caso de invasão de sistema de centros médicos, são perdidos muito mais do que apenas informações confidenciais. Por isso é tão importante a implementação de um sistema de gestão, prontuário de pacientes e armazenamento seguro na nuvem.

Mas como funciona essa segurança na nuvem?
Criptografia:
Através da criptografia, as invasões e roubos de informação ficam muito mais difíceis de acontecer. Essa técnica codifica e impede a visualização dos dados por quem não é autorizado.

Controle de acesso:
Para acessar seu material, você precisa fornecer login e senha em uma página da internet. Sendo assim, você pode restringir quem tem acesso a cada informação dentro de sua empresa.

Monitoramento:
Como você contratou uma empresa especializada nisso, seus dados estão sob constante monitoramento de uma equipe especializada.

Eliminação de riscos de danos mecânicos:
Máquinas podem se danificar ou até mesmo quebrar. Quando seus dados estão salvos na nuvem, você elimina a possibilidade de perder o material num eventual problema com o dispositivo.

Back Up:
Mesmo que todas essas medidas falhem e os dados sejam perdidos, com a cloud computing as informações são mantidas em vários locais.

Contrato de Segurança:
Quando uma prestadora desse serviço é contratada, ela especifica em contrato que seus dados ficarão armazenados de forma segura e te dão uma garantia disso.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos