Tudo sobre Prontuário Eletrônico do Paciente e suas vantagens

doctora-buscando-informacion-base-datos_1098-2572

O Prontuário Eletrônico do Paciente é uma tecnologia pensada para conferir praticidade e segurança para pacientes, médicos e instituições de saúde. Entenda tudo sobre o PEP.

O Prontuário Eletrônico do Paciente – também conhecido como PEP – é um tipo de software ou aplicativo de saúde que permite aos profissionais da área inserir e organizar, de forma rápida e eficiente, todas as informações sobre pacientes.

Além de reunir um registro digital, o PEP pode ser atualizado a cada novo encontro, independente da presença do paciente ou não. Os registros eletrônicos incluem histórico familiar, diagnóstico e tratamento, além de prescrição de medicamentos, exames diversos, evolução do tratamento e outros detalhes vitais necessários para fornecer assistência a cada paciente.

As informações registradas podem ser acessadas por médicos, enfermeiras e técnicos de forma a oferecer diagnósticos e tratamentos contextualizados. Seja em consultas, seja em intervenções e demais procedimentos, esses profissionais tornam-se mais capazes de tomar decisões com um histórico reunido compreensivo.

Com o Prontuário Eletrônico, todas estas informações podem ser acessadas facilmente com dispositivos móveis eletrônicos wireless, Wifi, coletados através de um smartphone, na nuvem e compartilhados.

A tecnologia foi implementada no Brasil em 2002, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu suas principais características. O recurso permite além de incluir informações sobre o paciente no sistema, compartilhar esses dados entre clínicas, laboratórios e outras unidades.

De acordo com a Resolução CFM Nº 1638/2002, ele deve seguir uma estrutura padrão que define todos os documentos em um mesmo modelo.

O Prontuário Eletrônico do Paciente foi pensado para auxiliar na rotina dos profissionais de saúde, porém com o tempo, o setor percebeu que os benefícios também podem (e devem) se estender ao paciente, que ganha em segurança e qualidade no diagnóstico.

Benefícios de adotar o PEP:

Histórico reunido

Com o Prontuário Eletrônico do Paciente, há integração de todas as informações referentes ao mesmo paciente. Além disso, pode-se visualizar a análise de todos os profissionais, o que ajuda na avaliação e no diagnóstico dos pacientes de forma integral.

Anexar resultados de exames e demais detalhes também é possível, o que enriquece a história do paciente.

Praticidade

A adoção de um prontuário eletrônico confere à clínica uma praticidade muito maior em seus processos. É possível diminuir o tempo gasto em sua formulação e, assim, aumentar a atenção do médico aos pacientes.

Além disso, pode-se fazer buscas por palavras-chave, médicos responsáveis ou datas, o que otimiza o tempo gasto na consulta na obtenção de informações das consultas anteriores.

Relacionamento com o paciente

Os clientes/pacientes de seu consultório médico também são beneficiados pela adoção do PEP. Como as informações são centralizadas e simplificadas, sua equipe pode se concentrar na criação e manutenção de relacionamentos com clientes com maior aproveitamento, em vez de perder tempo em procedimentos, organizando manualmente arquivos e planilhas.

No final do dia, a primeira coisa que um consultório deve se preocupar é com a aquisição e fidelização de clientes.

Segurança

Os prontuários de papel eram suscetíveis a diversos erros de escrita, o que não acontece com a versão eletrônica. Além disso, como os arquivos ficam armazenados na nuvem, não há risco de extravio, o que pode acontecer com o prontuário físico.

Outra vantagem é a confidencialidade, visto que o sistema é protegido por login e senha. Desse modo, as informações dos pacientes não podem ser lidas por ninguém além das pessoas que possuem permissão para tal.

Redução de custos

O prontuário eletrônico possibilita a diminuição dos custos, pois menos recursos serão gastos com papéis, impressões, canetas e demais materiais. Além disso, ainda existe a possibilidade de reduzir outros recursos, como medicamentos e exames receitados novamente por falta de informação.

Outra vantagem é a economia de espaço físico, pois os prontuários de papel precisam ser estocados. O prontuário eletrônico não ocupa espaço, visto que é armazenado na nuvem.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos