Tudo sobre Prontuário Eletrônico do Paciente e suas vantagens
- 03/02/2021
- RIS, Sem categoria, Tendência

O Prontuário Eletrônico do Paciente é uma tecnologia pensada para conferir praticidade e segurança para pacientes, médicos e instituições de saúde. Entenda tudo sobre o PEP.
O Prontuário Eletrônico do Paciente – também conhecido como PEP – é um tipo de software ou aplicativo de saúde que permite aos profissionais da área inserir e organizar, de forma rápida e eficiente, todas as informações sobre pacientes.
Além de reunir um registro digital, o PEP pode ser atualizado a cada novo encontro, independente da presença do paciente ou não. Os registros eletrônicos incluem histórico familiar, diagnóstico e tratamento, além de prescrição de medicamentos, exames diversos, evolução do tratamento e outros detalhes vitais necessários para fornecer assistência a cada paciente.
As informações registradas podem ser acessadas por médicos, enfermeiras e técnicos de forma a oferecer diagnósticos e tratamentos contextualizados. Seja em consultas, seja em intervenções e demais procedimentos, esses profissionais tornam-se mais capazes de tomar decisões com um histórico reunido compreensivo.
Com o Prontuário Eletrônico, todas estas informações podem ser acessadas facilmente com dispositivos móveis eletrônicos wireless, Wifi, coletados através de um smartphone, na nuvem e compartilhados.
A tecnologia foi implementada no Brasil em 2002, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) definiu suas principais características. O recurso permite além de incluir informações sobre o paciente no sistema, compartilhar esses dados entre clínicas, laboratórios e outras unidades.
De acordo com a Resolução CFM Nº 1638/2002, ele deve seguir uma estrutura padrão que define todos os documentos em um mesmo modelo.
O Prontuário Eletrônico do Paciente foi pensado para auxiliar na rotina dos profissionais de saúde, porém com o tempo, o setor percebeu que os benefícios também podem (e devem) se estender ao paciente, que ganha em segurança e qualidade no diagnóstico.
Benefícios de adotar o PEP:
Histórico reunido
Com o Prontuário Eletrônico do Paciente, há integração de todas as informações referentes ao mesmo paciente. Além disso, pode-se visualizar a análise de todos os profissionais, o que ajuda na avaliação e no diagnóstico dos pacientes de forma integral.
Anexar resultados de exames e demais detalhes também é possível, o que enriquece a história do paciente.
Praticidade
A adoção de um prontuário eletrônico confere à clínica uma praticidade muito maior em seus processos. É possível diminuir o tempo gasto em sua formulação e, assim, aumentar a atenção do médico aos pacientes.
Além disso, pode-se fazer buscas por palavras-chave, médicos responsáveis ou datas, o que otimiza o tempo gasto na consulta na obtenção de informações das consultas anteriores.
Relacionamento com o paciente
Os clientes/pacientes de seu consultório médico também são beneficiados pela adoção do PEP. Como as informações são centralizadas e simplificadas, sua equipe pode se concentrar na criação e manutenção de relacionamentos com clientes com maior aproveitamento, em vez de perder tempo em procedimentos, organizando manualmente arquivos e planilhas.
No final do dia, a primeira coisa que um consultório deve se preocupar é com a aquisição e fidelização de clientes.
Segurança
Os prontuários de papel eram suscetíveis a diversos erros de escrita, o que não acontece com a versão eletrônica. Além disso, como os arquivos ficam armazenados na nuvem, não há risco de extravio, o que pode acontecer com o prontuário físico.
Outra vantagem é a confidencialidade, visto que o sistema é protegido por login e senha. Desse modo, as informações dos pacientes não podem ser lidas por ninguém além das pessoas que possuem permissão para tal.
Redução de custos
O prontuário eletrônico possibilita a diminuição dos custos, pois menos recursos serão gastos com papéis, impressões, canetas e demais materiais. Além disso, ainda existe a possibilidade de reduzir outros recursos, como medicamentos e exames receitados novamente por falta de informação.
Outra vantagem é a economia de espaço físico, pois os prontuários de papel precisam ser estocados. O prontuário eletrônico não ocupa espaço, visto que é armazenado na nuvem.
Novidades no seu e-mail
Social Profiles
Categorias
- A.I
- Cases
- Coronavirus
- Engajamento
- Ensino
- Equipamentos
- Exames
- Experiência
- Gestão
- hospital
- Laboratórios
- Laudos
- MedCloud
- Médicos
- mobilidade
- Outubro Rosa
- PACS
- Patient-Centered
- Patologia
- Pesquisa
- Prêmios
- Relacionamento com paciente
- Ressonância
- RIS
- Saúde
- Segurança
- Sem categoria
- Serviços
- Storage
- Telemedicina
- telerradiologia
- Tendência
- Ultrassom
- Value-based care
- Veterinária
- WebClinic
Tópicos recentes
- Conciliação Bancária para clínicas: o que é e como fazer
- Como fazer a gestão financeira de clínicas e hospitais?
- Como a COVID-19 deve impactar na Telerradiologia a longo prazo
- Worklist + RIS: como sua clínica se beneficia da integração dessas tecnologias
- Tudo sobre Prontuário Eletrônico do Paciente e suas vantagens
Arquivo de Posts
- fevereiro 2021
- janeiro 2021
- dezembro 2020
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- abril 2018
- fevereiro 2018
- janeiro 2018
- dezembro 2017
- novembro 2017
- outubro 2017
- setembro 2017
- agosto 2017
- maio 2017
- janeiro 2017
- dezembro 2016
- setembro 2016
- junho 2016
- maio 2016
- abril 2016
- novembro 2015
- agosto 2015
- julho 2015
- junho 2015
- maio 2015
- abril 2015