Tudo sobre os sistemas RIS

rismedcloud

Quer saber o que são sistemas RIS e qual sua importância para os centros de imagem? Reunimos as principais informações.

Os RIS, sistemas de informação de radiologia (radiology information system, em inglês), são sistemas de software em rede para gerenciar imagens médicas e dados associados. Um RIS é especialmente útil para rastrear pedidos de imagens médicas, junto de informações de faturamento, cadastro e agendamento.

Normalmente são utilizados por clínicas de imagem ou departamentos de Radiologia em conjunto com sistemas PACS para gerenciar arquivos de imagens, manutenção de registros e faturamento.
Um RIS tem várias funções básicas:

Gerenciamento de pacientes

O RIS pode rastrear todo o fluxo de trabalho de um paciente dentro do departamento de radiologia; os provedores de radiologia podem adicionar imagens e relatórios aos PEPs , onde podem ser recuperados e visualizados por uma equipe de radiologia autorizada.

Agendamento

O RIS permite que a equipe marque consultas e exames para pacientes internos e externos em um sistema digitalizado e eficiente.

Rastreamento de pacientes

Usando um sistema RIS, os provedores podem rastrear todo o histórico de radiologia de um paciente, desde a admissão até a alta, e coordenar o histórico com consultas passadas, presentes e futuras.

Relatórios de resultados

Um RIS pode gerar relatórios estatísticos para um único paciente, grupo de pacientes, períodos ou procedimentos específicos.

Rastreamento de imagem

Tradicionalmente, os fornecedores de radiologia usam o RIS para rastrear filmes individuais e seus dados associados. Mas, à medida que os PEPs se tornaram padrão em todo o setor de saúde e as imagens digitalizadas e os PACS foram amplamente adotados, os departamentos de radiologia e seus sistemas RIS-PACS passaram a integrar o fluxo de trabalho clínico de toda a empresa médica.

Pagamentos

Os sistemas RIS de cobrança fornecem registros financeiros detalhados e processam pagamentos eletrônicos e reclamações automatizadas, além de gerar relatórios importantes para a tomada de decisão de gestões e diretores financeiros.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos