A importância da Telerradiologia em exames de urgência

telerradiologia-e-exames-de-urgencia

Geralmente, as pessoas buscam fazer exames médicos em dois momentos. O primeiro, menos corriqueiro, corresponde aos chamados check up. E o segundo  diz respeito aos exames emergentes ou urgentes, que são de extrema importância. Já que podem colocar a vida do paciente em risco.

 

No primeiro caso, o objetivo do exame é apenas verificar se tudo está ocorrendo conforme o esperado no organismo. Ou seja, não existe certa urgência na obtenção dos resultados. Já no segundo caso, Afinal de contas, os exames são solicitados em momentos bastante delicados que podem, inclusive, colocar a vida do paciente em risco. Portanto, a urgência na obtenção dos resultados é uma prioridade.

Como já citado, existem casos em que a urgência não se faz necessária. No entanto, naqueles julgados como urgentes ou emergentes, a agilidade dos processos que envolvem os exames pode ser um fator decisivo para salvar (ou não) uma vida. Nos dois casos a Telerradiologia se mostra como uma grande solução, suprindo tais demandas de saúde e bem-estar dos pacientes.

Telerradiologia e a transformação da medicina convencional

As modalidades da Telemedicina estão sendo cada vez mais utilizadas no Brasil. O que acontece especialmente pela grande abrangência da internet banda larga atualmente. Resultado dos investimentos em infraestrutura feitos pelas operadoras de telefonia.

Apesar de tal transformação ser mais visível nos grandes centros, para os pequenos municípios ela se mostra ainda mais importante. Afinal, com a Telerradiologia cada vez menos pacientes têm precisado viajar grandes distâncias em busca de atendimento especializado.

Além do visível benefício a moradores de localidades mais afastadas, a Telerradiologia também é uma excelente opção em aspectos financeiros. Isso porque possibilita que hospitais e clínicas diminuam seus custos sem comprometer a qualidade do serviço que prestam.

Um exemplo de diminuição de custos está, por exemplo, na contratação e manutenção de servidores para armazenamento de imagens. Ao passo que todas as imagens obtidas através dos exames são enviadas para uma central de telerradiologia, o gasto com esses servidores passa a ser consideravelmente menor.

Laudos em até 24 horas

Antes, para garantir que exames com caráter de urgência ou emergência fossem laudados o quanto antes possível, era preciso que um profissional permanecesse em caráter de plantão. Sem uma demanda considerável, os custos nem sempre eram cobertos, o que gerava prejuízos.

Hoje, graças à tecnologia de ponta proporcionada á hospitais e clínicas através da Telerradiologia, tanto laudos emergentes quanto urgentes podem ser obtidos em menos de uma hora. Não é à toa que esse essa metodologia não para de crescer.

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos