Telerradiologia como solução de urgências da ortopedia

Telerradiologia é fundamental para resolver emergências no setor da ortopedia.

Os exames por imagem são um dos grandes aliados do processo de confirmação de diagnósticos

 

Em diferentes modalidades, os exames por imagem acabam sendo um complemento indispensável em diversas especialidades da medicina. Sobretudo no que diz respeito a auxiliar médicos na confirmação de diagnósticos e prescrição de tratamentos.

Na área da ortopedia, por exemplo, mais da metade dos exames solicitados pelos médicos ortopedistas diz respeito aos exames de imagem. No entanto, o que ainda é bastante desconhecido por alguns hospitais e clínicas é que não se faz necessária a presença de um radiologista dentro do estabelecimento para laudar os exames por imagens.

Isso porque através da Telerradiologia é possível obter laudos realizados à distância por profissionais radiologistas bastante qualificados. Muitos dos casos de ortopedia que geram grandes filas em prontos-socorros e hospitais em geral poderiam ser facilmente resolvidos através do uso dessa tecnologia.

Abaixo você confere algumas urgências do setor de ortopedia que podem ser facilmente laudados à distância.

Raios-X
Comumente solicitado por médicos já nos primeiros momentos do atendimento, os exames de Raio-X figuram como um dos mais comuns que podem ser atendidos pela Telerradiologia. Como fornecem imagens computadorizadas de tecidos, órgãos internos e ossos, são amplamente solicitados pela ortopedia, principalmente no que diz respeito ao diagnóstico de fraturas em geral.

Tomografia computadorizada

Quando se faz necessário um exame que com grau de precisão maior do que o disponível através de um Raio-X, geralmente o médico solicita que o paciente faça uma tomografia computadorizada. Em casos  mais urgentes dentro da ortopedia, o exame de tomografia computadorizada é considerado complementar ao de Raio-x. Isso porque é um exame muito importante no que diz respeito à avaliação óssea.

Portanto, o seu laudo quase sempre também exige certa agilidade, o que a Telerradiologia pode oferecer com qualidade e precisão. Em lesões mais complexas, como é o caso de uma lesão na coluna vertebral, por exemplo, o exame que o médico ortopedista solicitará ao paciente é o de ressonância magnética. Com recursos não encontrados nos exames citados anteriormente, a ressonância magnética obtém imagens do corpo humano em planos sagital, coronal e axial.

Antes de iniciar o tratamento do paciente, a ressonância magnética possibilita que o médico tenha acesso a um panorama mais preciso. Também bastante solicitado em casos graves e urgentes, os exames de ressonância magnética podem ser laudados através da Telerradiologia.

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos