Telemedicina é assunto em programa da Rede Globo

telemedicina-na-globo

Você já ouviu falar no termo Telemedicina?
Basicamente, trata-se do uso de modernas tecnologias em prol da medicina.

 

Com isso, a Telemedicina ajuda a otimizar os procedimentos dos estabelecimentos de saúde, e também a promover a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes. Cada vez mais utilizada por hospitais e laboratórios médicos, a solução faz com que a comunicação entre médicos e pacientes aconteça tempo real, possibilitando até mesmo o suporte de uma segunda opinião clínica quando necessário.

Tal instantaneidade se dá através do uso de um computador ou até mesmo de um celular. Basta ter acesso à internet para receber imagens, áudios e até mesmo laudos de exames. Tudo sem precisar sair de casa. Com isso, o diagnóstico e a prescrição do tratamento que o paciente necessita são dados de forma remota. Além da comodidade, a Telemedicina ainda permite que doenças comecem a ser tratadas de forma imediata, prevenindo um possível agravamento.

Para entender um pouco melhor sobre como a Telemedicina funciona, confira a reportagem realizada pelo programa Bem Estar da Rede Globo no último dia 24:

Como o uso da Telemedicina pode ser um diferencial?

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço dentro da medicina. E, com o uso da Telemedicina, a tendência é que esse espaço aumente cada vez mais. Afinal de contas, a maior vantagem que essa ferramenta oferece é a instantaneidade de resultados e também a prestação de suporte remoto ao paciente e em outras especialidades médicas.

Em doenças como o câncer, por exemplo, o início imediato do tratamento é um fator crucial para a recuperação completa do paciente. Com o auxílio da Telemedicina, basta que o paciente procure por um hospital e realize os exames necessários. Logo, os exames serão direcionados ao médico especialista e, em questão de horas (que podem ser minutos em casos urgentes), o resultado estará disponível. Diagnósticos médicos precisos e rápidos são essenciais dentro da jornada do paciente.

Com isso, o uso da tecnologia permite que o médicos tenha acesso a todos os exames realizado pelo paciente. Tudo sem que seja necessário que estejam na mesma cidade, estado ou até mesmo país. Além da visível redução de gastos, o uso da Telemedicina ainda pode se tornar um grande diferencial no que diz respeito à credibilidade de clínicas e hospitais.

Um mesmo médico pode atuar em diversas regiões do país, laudando exames, dando diagnósticos e fazendo a prescrição de tratamentos. Além disso, existe também a possibilidade de realizar o tratamento contínuo dos pacientes, o que gera ótimos resultados para todas as partes envolvidas.

E sobre Telerradiologia, você já ouviu falar?

Basicamente, a Telerradiologia é uma das especialidades da Telemedicina. Ao passo que a Telemedicina engloba tudo o que envolve o uso das tecnologias em prol de atendimentos médicos diversos, a Telerradiologia diz respeito à transmissão digital de imagens radiográficas por meio das tecnologias de comunicação e informação.

Regulamentada e normatizada pelo Conselho Federal de Medicina desde o ano de 2009, a Telerradiologia é indispensável quando se trata do auxílio diagnóstico a pacientes de pequenas comunidades. Como geralmente estão afastados dos grandes centros urbanos, os moradores dessas pequenas regiões possuem certa dificuldade de acesso ao atendimento especializado de saúde.

Com isso, radiologistas qualificados e especializados passam a laudar os exames realizados por essas pessoas, fazendo com que também desfrutem de boa saúde e bem-estar.

Medcloud: soluções em Telerradiologia

A Medcloud oferece ao paciente todos os benefícios que a Telerradiologia dispõe. Além da transmissão de imagens digitais radiográficas para o processo de execução do laudo, o paciente ainda tem acesso a todos os seus exames. Tudo através de um aplicativo instalado em seu celular, simples assim.

Para os hospitais e clínicas de imagem, o benefício está na redução de custos, otimização de tempo e na qualidade no serviço prestado. Para os pacientes, o benefício se encontra na comodidade em ter todos os dados sobre a sua saúde na palma da mão. Com isso, a fidelização é uma certeza.

Conectividade para a vida

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos