Sistema PACS para gestão de exames de hemodinâmica

heart-cardiac-career-billboard-rate

O PACS Medcloud oferece gestão completa para exames de hemodinâmica, fundamentais para avaliar e tratar doenças cardíacas.

A hemodinâmica é a disciplina que se dedica a estudar a mecânica da circulação do sangue. Na Cardiologia, está relacionada à subespecialidade de Cardiologia Intervencionista e seu objetivo é avaliar o estado circulatório das artérias coronárias, identificando possíveis obstruções, além de avaliar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.

Os exames que visam avaliar a hemodinâmica do paciente são fundamentais, principalmente em indivíduos com problemas cardíacos, como aqueles que já tiveram infarto, AVC, que sofrem de arritmias, que tiveram hemorragias internas graves, tromboses vasculares, aneurismas arteriais etc.

Esses exames permitem diagnosticar e identificar as causas de doenças como infarto agudo do miocárdio, arritmias e valvopatias, além de avaliar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco.
As técnicas utilizadas na hemodinâmica são minimamente invasivas e oferecem dados funcionais e anatômicos que permitem diagnosticar eventuais alterações cardíacas.

Através de uma pequena punção em um vaso sanguíneo da virilha ou do braço do paciente, é feita a inserção de um cateter que, guiado pela imagem de um equipamento especial de raios-X, é levado até o coração.

Esse cateter possui uma microcâmera na ponta que permite visualizar e identificar obstruções das artérias coronárias, analisar o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco. Em razão da utilização do cateter, esses procedimentos são popularmente chamados de cateterismo.

Sistema de gestão

Após o procedimento, são geradas imagens que permitem diagnosticar alterações cardíacas, num procedimento que dura, ao todo, cerca de dez minutos. Para a gestão dessas imagens, é necessário que o cardiologista conte com uma ferramenta que permita visualizar, armazenar, laudar e compartilhar.

A maioria dos sistemas PACS permite apenas integração com modalidades DICOM, como Ultrassom. Por outro lado, a maioria dos sistemas utilizados para cardiologia não permite o compartilhamento de dados para portais de resultados.

O PACS da Medcloud é ideal para resolver esse problema, pois além de oferecer melhor gestão dos exames, integra DICOM e demais modalidades no mesmo ambiente, simplificando processos e garantindo produtividade para médicos cardiologistas.

Por ser um sistema totalmente em nuvem, no Medcloud é possível acessar as imagens por qualquer navegador de internet, realizar o laudo online, e ainda fazer o compartilhamento dos resultados com pacientes e solicitantes.

O portal de resultados torna possível que o paciente possa ter todos os exames realizados reunidos em um único ambiente, e ainda possibilita o acompanhamento do corpo clínico e solicitantes aos exames da clínica.

Além disso, o armazenamento é feito de forma segura e garantida em servidores robustos de nuvem. Assim, as informações de seus pacientes ficam protegidas e podem ser acessadas a qualquer momento com toda a agilidade necessária.

A Medcloud também acredita na interoperabilidade de sistemas, por isso tem integração com eventuais sistemas internos via APIs para automação e compartilhamento de dados.

Sendo assim, a Medcloud pode auxiliar os centros de diagnóstico especializados em cardiologia e hemodinâmica, melhorando a eficiência na gestão dos exames, conectando cada vez mais os provedores de diagnósticos com os solicitantes e pacientes.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos