São Camilo e Medcloud: Nuvem para modelo de cuidados integrado

f6df45bf40bc207ae3abe94ed068bccf

O Centro de Saúde São Camilo, de Ponta Grossa, vê no sistema de gestão de exames da Medcloud a integração entre setores do hospital.

Localizado no Paraná, o Centro de Saúde São Camilo, utiliza os serviços da Medcloud para gestão e compartilhamento de exames de imagem.

Com procedimentos como ressonância magnética, ultrassom, mamografia, tomografia e raio-x, o sistema da Medcloud é fundamental para o compartilhamento de imagens médicas com a equipe interna do hospital.

Rodrigo dos Santos Ferreira, Coordenador de Radiologia do São Camilo, conta que a praticidade no acesso dos exames é uma das principais vantagens que a Medcloud trouxe para o Centro de Saúde.

“Antes da implementação, qualquer profissional que precisasse de uma imagem ou um laudo tinha que se deslocar até a sala de entrega. Agora é muito mais acessível. Isso otimizou muito o tempo da equipe”, afirma.

Integrated Care
De acordo com Rodrigo, a integração entre toda a equipe médica do São Camilo foi facilitada com a implementação da solução em nuvem.

Além dos profissionais do hospital terem eliminado o tempo que gastavam buscando imagens médicas de paciente, com o aplicativo para smartphone, agora não precisam necessariamente estarem em suas salas utilizando computadores.

“Se um médico não está perto de seu computador no momento, ele consegue visualizar no celular. Ou ainda, se está no centro cirúrgico, ele tem acesso a imagem de um paciente sem precisar de um servidor”, explica.

Segurança
Por se tratar de um serviço em nuvem, a Medcloud oferece mais segurança no armazenamento. Por não depender de servidores locais, o material não fica exposto a danos físicos.

Rodrigo conta que em algumas situações, quando dependiam de servidor local, o pessoal do São Camilo temia alguns transtornos.

“Nossa rede era um tanto instável. Se acontecesse alguma queda de energia, poderia afetar todos os servidores. Nós não poderíamos correr o risco de parar tudo”, relata.

Depois da implementação do sistema da Medcloud, segundo Rodrigo, os radiologistas colaboradores têm acesso contínuo e não dependem mais de uma estrutura física.

Ainda falando na segurança que a Medcloud oferece para o hospital, o Coordenador de Radiologia diz: “Havia também o receio de ataques, de perder imagens e laudos. Por isso, partimos para um sistema que nos desse uma segurança”.

Compartilhamento
O Centro de Saúde São Camilo de Ponta Grossa também oferece o portal de resultados para pacientes, além da própria equipe interna. Para Rodrigo, essa ferramenta tem auxiliado na redução de custos.

“Reduziu bastante nosso número de impressões. Principalmente para pacientes internos. E temos a previsão de reduzir ainda mais”.

newproject_1_original

Mais posts do blog

ver todos