RIS: o que é e quais seus benefícios?

tres-medicos-recortados-que-analizan-radiografia-torax-teclado-digital_1098-18899

O sistema RIS é um dos softwares mais importantes de gestão para centros de diagnóstico por imagem. Saiba como ele funciona e quais são seus benefícios para as clínicas.

O RIS (Radiology Information System ou Sistema de Informação de Radiologia) é uma ferramenta para gerenciamento de processos do fluxo operacional de centros de imagem e clínicas de Radiologia.

O software tem a missão de rastrear todo o caminho percorrido por um paciente na unidade médica, ou seja, armazenar, resgatar e propagar informações e noções sobre o trabalho de uma clínica radiológica, desde o agendamento até o faturamento.

Quando integrado aos demais sistemas que fazem parte da rotina de centros de imagem, o RIS traz mais praticidade e produtividade à equipe envolvida. O principal objetivo do uso desse sistema é agilizar processos e evitar erros.

Funcionalidades do RIS

O RIS da Medcloud é 100% em nuvem e conta com opções para agendamento rápido para posterior check-in do paciente, o módulo de agendamento multi salas do RIS Medcloud proporciona agilidade para toda a equipe de clínicas, hospitais e centros de radiologia.

Uma das principais funcionalidades dos sistemas RIS é o agendamento, no Medcloud é possível organizar a agenda de cada profissional da clínica de forma intuitiva e em poucos cliques.

Ele também conta com a possibilidade de agendamento online e Totem de autoatendimento. Assim, os pacientes podem agendar seus procedimentos pelo site da clínica e receber a confirmação via e-mail. Quando chegam na recepção, podem realizar seu próprio check-in e são chamados pelo nome no painel de senhas.

O envio de preparos para o paciente também é bastante automatizado, assim como o registro do exame no equipamento através do Worklist, que evita o cadastro manual pelo técnico do equipamento e reduz os erros.

Além disso, a gestão de procedimentos já conta com integração CBHPM para facilidade na geração de guias TISS/TUSS e faturamento de convênios.

O RIS Medcloud ainda conta com regras para geração de valores diferenciados para parceiros, além de formas de pagamento para procedimentos particulares. A gestão de glosas é bastante simples e eficiente, assim como a criação de relatórios no Business Analytics para controle de produtividade dos procedimentos executados.

Além de todas as flexibilidades de um ambiente 100% em nuvem, o RIS Medcloud ainda conta com um Prontuário Eletrônico do Paciente para gestão de consultas, presenciais ou via Telemedicina.

Benefícios de contratar provedor único para PACS e RIS

Para garantir a eficiência dos processos, em especial da produção de laudos, e entregar a qualidade exigida ao diagnóstico, é fundamental promover a integração RIS e PACS.

Além de garantir registro único do paciente, tornando o gerenciamento das informações mais completo quando combinado a outros dados clínicos, quando uma instituição contrata uma solução que já oferece PACS e RIS integrados, os processos de gerenciamento são otimizados.

Essa integração é garantida pois a Medcloud oferece sistemas completamente baseados na nuvem. Por isso, o PACS em nuvem permite que os dados sejam cruzados e as imagens gerenciadas mesmo a partir de acesso remoto.

A integração com o RIS também em nuvem consolida essa base, criando um registro de acesso universal para que radiologistas possam consultar dados sem ter de sair de um sistema e ingressar em outro.

A integração do PACS e RIS ainda auxilia na redução de custos, por fatores como diminuição no número de impressões de impressão, eliminação de taxas de servidores locais e também porque permite aumento da produtividade de toda a equipe.

Uma vez com o ambiente RIS e PACS nativamente integrado na nuvem da Medcloud, problemas frequentes relatados pelo mercado como falta de integrações, limitações quanto a licenciamento e acesso Web foram naturalmente sanados.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos