Radiologistas holandeses criam sistema para avaliação de COVID-19 por TC

A young woman in a surgical face mask and gloves driving the car during coronavirus pandemic. A female driver in protective gear, preventing infection of covid-19 virus

O sistema CO-RADS deve ser usado em pacientes com sintomas moderados a graves de COVID-19.

A Sociedade Holandesa de Radiologia desenvolveu um novo esquema de avaliação de COVID-19 por TC, o CO-RADS, de acordo com artigo publicado na Radiology.

Segundo os pesquisadores, esquema categórico de avaliação por TC para suspeita de envolvimento pulmonar de COVID-19 fornece uma base para reunir evidências científicas e melhorar a comunicação com os médicos solicitantes.

O esquema teve base em outros esforços de padronização, como o Sistema de Relatórios e Dados de Imagens do Pulmão ou o Sistema de Relatórios e Dados de Imagens da Mama.

O CO-RADS avalia a suspeita de envolvimento pulmonar do COVID-19 em uma escala de 1 (muito baixo) a 5 (muito alto).

Sobre a pesquisa

O sistema foi avaliado por meio de 105 tomografias computadorizadas de tórax de pacientes internados no hospital com suspeita clínica de COVID-19 e nos quais a reação em cadeia da polimerase de transcrição reversa (RT-PCR) foi realizada (média, 62 anos ± 16 [desvio padrão]; 61 homens, 53 com resultados de RT-PCR positivos). Oito observadores usaram CO-RADS para avaliar as varreduras.

O valor de Fleiss κ foi calculado e os escores dos observadores individuais foram comparados com a mediana dos sete observadores restantes.

A área resultante sob a curva de características operacionais do receptor (AUC) foi comparada com os resultados de RT-PCR e diagnóstico clínico de COVID-19. Pontuações de observadores individuais foram comparadas com a mediana dos sete observadores restantes.

A área resultante sob a curva de características operacionais do receptor (AUC) foi comparada com os resultados de RT-PCR e diagnóstico clínico de COVID-19. e pontuações de observadores individuais foram comparadas com a mediana dos sete observadores restantes.

A área resultante sob a curva de características operacionais do receptor (AUC) foi comparada com os resultados de RT-PCR e diagnóstico clínico de COVID-19.

Resultados

– O Sistema de Relatórios e Dados da Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19), o CO-RADS forneceu um esquema de avaliação padronizado que simplifica a notificação com uma escala de cinco pontos de suspeita de envolvimento pulmonar de COVID-19 na TC de tórax.

– O CO-RADS teve concordância moderada a substancial entre os observadores, com um valor Fleiss κ geral de 0,47 (intervalo de confiança de 95% [IC]: 0,45, 0,49).

– O poder discriminatório de CO-RADS no diagnóstico de COVID-19 foi alto, com uma área média sob a curva característica de operação do receptor de 0,91 (IC 95%: 0,85, 0,97) para resultados positivos da reação em cadeia da polimerase-transcrição reversa.

– O Sistema de Relatórios e Dados da Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19) (CO-RADS) é um esquema de avaliação categórica para o envolvimento pulmonar de COVID-19 na TC de tórax sem contraste que tem um desempenho muito bom na previsão de COVID-19 em pacientes com sintomas moderados a graves e tem concordância interobservador substancial, especialmente para as categorias 1 e 5.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos