Radiologia home office: como instituições de saúde estão se adaptando a nova realidade

Radiology

Devido a pandemia, hospitais do mundo todo estão permitindo que radiologistas trabalhem em home office. Conheça a experiência da Universidade do Alabama de Birmingham.

No início de março, muitos serviços de saúde, incluindo a radiologia, foram introduzidos no conceito de distanciamento social. Para o setor, isso significou uma mudança rápida para a leitura remota.

A mudança, que foi drástica para muitas instituições, acabou ressignificando o olhar sobre a possibilidade de realizar laudos a distância. A adoção do modelo da radiologia home office, que é tendência há anos, foi fortemente acelerada pela pandemia do novo coronavírus.

Esse foi o caso do Sistema de Saúde da Universidade do Alabama de Birmingham (UAB), nos EUA, é o que relata Dr. Srini Tridandapani, vice-presidente de informática de imagem em artigo publicado no American Journal of Roentgenology.

Tridandapani e equipe implementaram estações de trabalho domésticas equipadas com sistemas PACS para os radiologias da UAB.

“A interpretação remota dos estudos de imagem pode contribuir para o distanciamento social, proteger radiologistas vulneráveis e outras pessoas no hospital e ainda garantir recursos de interpretação contínua em cenários de emergência”, afirma Dr. Srini.

No momento da implementação do home office, diversos profissionais ofereceram seus computadores para serem convertidos em PACS, mas a maioria não possuía a capacidade de processamento e memória necessária. Problema frequentemente enfrentado quando a instituição utiliza sistemas PACS locais que dependem da instalação de softwares.

Além disso, o departamento ainda precisou realizar uma solicitação de suporte financeiro para dar conta da instalação dos softwares e equipamentos para toda a equipe.

Nuvem

Com a solução de PACS em nuvem da Medcloud seria possível eliminar grande parte dos problemas enfrentados pelo Sistema de Saúde da UAB.

Pensado para ser uma ferramenta 100% online, não requer instalação de qualquer tipo de software nos computadores dos usuários. O que poupa tempo e investimento, recursos fundamentais nos tempos atuais.

Para acessar o PACS da Medcloud, é necessário apenas conexão com a internet e um monitor com a qualidade necessária para visualização de exames de imagem. Todo o gerenciamento de imagens é feito online, bastando que o profissional possua login e senha.

Além do isolamento social

Passada a pandemia e a necessidade de manter isolamento social, ainda restam inúmeras vantagens para o modelo da radiologia home office. A possibilidade de realizar laudos mesmo estando em casa – ou em qualquer outro lugar que desejar – pode trazer aumento significativo da produtividade para radiologistas.

O primeiro impacto é na redução do tempo gasto com deslocamento, principalmente nas grandes cidades, onde é comum levar horas para chegar até o local de trabalho. Esse tempo pode ser convertido em produção, ou até mesmo ser utilizado para lazer com a família.

Além disso, ainda é possível que o mesmo médico radiologista trabalhe laudando exames para diferentes centros de imagens sem precisar sair de casa. O que também se traduz em aumento do rendimento financeiro do profissional.

Por outro lado, as clínicas também podem se beneficiar da redução de custos com profissionais alocados nas instituições.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos