A chegada do 5G promete revolucionar diversos setores. Na radiologia, ganham os serviços de Telerradiologia, unidades móveis e Home Care.

A tecnologia 5G terá um impacto profundo na prestação de serviços de saúde. Para profissionais de saúde, o 5G pode ajudar não apenas a realizar seu trabalho de maneira mais eficaz, mas também a fazer coisas que não poderiam ter feito antes.

Isso se deve principalmente a dois fatores. O primeiro é a largura de banda maior do 5G, o que permitirá que eles baixem arquivos de 10 a 100 vezes mais rápido do que antes. O segundo é sua baixa latência, ou quanto tempo leva desde o momento em que um usuário solicita uma ação até a resposta da rede.

O impacto deve ser especialmente pronunciado em várias áreas, com destaque para assistência médica remota.

Home Care

Graças à sua velocidade rápida e baixa latência, o 5G deve possibilitar a prestação de serviços de saúde à distância de forma mais eficaz do que nunca. Isso porque a transmissão de dados de locais remotos pode acontecer quase em tempo real.

Assim, médicos e especialistas poderão diagnosticar, tratar e monitorar pacientes localizados a centenas ou mesmo milhares de quilômetros de distância, de forma rápida e precisa.

O que deve beneficiar o setor de Telerradiologia, principalmente através de unidades de serviço móveis e Home Care. Serviço de atendimento domiciliar que costuma ser prestado por uma equipe multidisciplinar, podendo incluir consultas, exames, aplicação de medicamentos e até internação domiciliar.

No caso da radiologia, a realização de exames de imagem, via unidades móveis, que vão até a casa do paciente. Para viabilizar esse tipo de serviço, uma estrutura com equipamentos é montada nas unidades, ou na casa do paciente.
A tecnologia 5G será fundamental para que essa estrutura funcione com a velocidade desejada no diagnóstico, aliada a ferramentas PACS em nuvem.

PACS para mobilidade

Toda essa mobilidade e velocidade oferecida pelo 5G pede uma ferramenta de gestão de imagens que acompanhe os deslocamentos da unidade. O PACS da Medcloud é 100% na nuvem, ou seja, não depende de nenhum servidor local.

Perfeito para unidades móveis e home care, o Medcloud é facilmente acessado através da internet. E por isso, permite que o radiologista receba as imagens imediatamente e realize o laudo mesmo que não esteja presente no local da realização dos exames.

O processo é simples: o técnico realiza o exame no paciente e disponibiliza as imagens no sistema. Nesse mesmo momento, o radiologista pode ser notificado e já realizar o laudo. Dessa forma, o diagnóstico é muito mais rápido, o que é muito importante em casos de emergência, por exemplo.

A forma da entrega dos resultados também é flexibilizada. Da mesma forma que o compartilhamento interno é facilitado, os pacientes e médicos solicitantes podem acessar imagem e laudo via internet. Tudo isso com toda a segurança que a Cloud Computing oferece.

Comentários