Entenda como a pesquisa de opinião pode gerar insights importantes para a gestão estratégica da sua clínica.

Algo extremamente comum entre vários nichos de mercado, como alimentação e serviços, a pesquisa de satisfação é um método que propõe uma avaliação global da assistência prestada e pode ser adaptado para a realidade das instituições de saúde.

Além de oferecer dados sobre o que pode melhorar no atendimento, a pesquisa de opinião evita que as reclamações dos pacientes sejam expostas publicamente em comentários de sites ou redes sociais. Dessa forma, os gestores são capazes de avaliar e otimizar o serviço prestado por seus negócios e ainda acompanhar o nível de satisfação dos pacientes.

A partir dessa análise, é possível fazer eventuais ajustes no modelo de gestão e atendimento, adaptando a unidade e serviços de acordo com a avaliação dos clientes ou, até mesmo, em alguns casos, encerrar atividades mal avaliadas e sem retorno financeiro.

Satisfação e fidelização dos pacientes

Realizar pesquisas de satisfação em unidades de saúde pode ser uma poderosa estratégia para satisfazer e fidelizar seus pacientes.

Quando um paciente está satisfeito com o atendimento oferecido pela equipe de colaboradores e médicos, assim como com o tratamento recebido, acaba sendo muito mais provável que ele volte a procurar a clínica quando necessário e até mesmo que recomende o seu estabelecimento a amigos e familiares.

Além disso, um paciente que recebe bons cuidados fica mais disposto a seguir as orientações e indicações dos profissionais da saúde, o que vai interferir positivamente em sua saúde.

Para tal, é fundamental saber como foi a experiência de seus pacientes e quais pontos devem ser melhorados, como serviços e processos da clínica, tempo de espera, tratamento prestado pela equipe, praticidade do agendamento e entrega de resultados, além do atendimento de forma geral.

Patient-centered Care

O Patient-centered Care em inglês, ou cuidado centrado no paciente – e nas famílias – incentiva a colaboração ativa e a tomada de decisão compartilhada entre pacientes, famílias e provedores para projetar e gerenciar um plano de tratamento personalizado e abrangente.

O principal objetivo e benefício do cuidado centrado no paciente é melhorar os resultados de saúde individuais, não apenas os resultados de saúde da população. Embora os resultados da população também possam melhorar. Não apenas os pacientes se beneficiam, mas os provedores e sistemas de saúde.

O cuidado centrado no paciente também representa uma mudança nos papéis tradicionais dos pacientes e de suas famílias, de um “recebedor de pedidos” passivo para um de “membro da equipe” ativo.

A pesquisa de satisfação pode ser uma importante ferramenta para um cuidado mais centrado no paciente, ouvindo suas opiniões e adequando a instituição de acordo com as necessidades e preferências daqueles que consomem e contratam os serviços.

Colocando em prática

A interpretação e o estudo dos dados coletados na pesquisa são extremamente relevantes para a conclusão do processo. É nessa etapa que você encontra os insights sobre futuras ações a serem implementadas em seu centro médico para que a experiência proporcionada seja ainda melhor.

Para que os dados coletados nas pesquisas realmente tragam efeitos positivos para as unidades de saúde, é necessário comprometimento de todo o time para que todos os pontos considerados negativos sejam corrigidos.

Por fim, quando a qualidade dos seus serviços é elogiada na pesquisa, ainda é possível traçar uma excelente estratégia de marketing para sua clínica atrair novos pacientes. Depoimentos reais baseados em experiências de pacientes podem ser importantes para a tomada de decisão de novos pacientes que visitam o site ou redes sociais da instituição.

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