
Como um profissional que trabalha na área de radiologia, você pode esperar alguns termos que sejam específicos para sua prática. Entenda qual a diferença entre PACS e RIS.
As práticas radiológicas modernas processam uma grande quantidade de dados em comparação com outras especialidades médicas. Isso porque existem diferentes tipos de exames que geram muitas imagens a serem armazenadas e disponibilizadas para os demais provedores envolvidos no diagnóstico.
As práticas de radiologia trabalham com algumas ferramentas de software com as quais você vai precisar se familiarizar mais à medida que seu negócio cresce. O uso de siglas como RIS e PACS é parte do cotidiano de radiologistas e gestores.
É importante ter em mente que as empresas ligadas à radiologia atualmente estão utilizando ferramentas de software para se manter à frente. Se você ainda não implantou essas soluções, corre o risco de ficar para trás, cedendo mais pacientes a concorrentes com soluções mais modernas.
PACS
Clínicas de radiologia e centros de imagem tendem a armazenar conjuntos significativamente grandes de arquivos de imagem na rotina de diagnóstico e tratamento de seus pacientes.
PACS significa Arquivo de Imagens e Sistema de Comunicação e serve para armazenar imagens médicas 2D padrão junto com imagens 3D.
Os profissionais de radiologia usam um PACS para armazenar todos os arquivos de imagem de diagnóstico. Com o PACS qualquer membro da equipe pode pesquisar rapidamente essas informações e, em seguida, recuperar as imagens quando precisarem.
Esse tipo de software pode se basear em servidores locais ou uma plataforma de computação em nuvem para ainda mais conveniência e facilidade de expansão, como o PACS da Medcloud.
O principal objetivo de um PACS é tornar mais fácil o gerenciamento de todas as imagens necessárias para monitorar o status de um paciente em tratamento e recuperação.
Utilizando um PACS de qualidade é possível enviar rapidamente a um médico assistente os arquivos de imagem vitais de seu paciente por meio da Internet. Além de outras instituições com as quais você trabalha rotineiramente, como fisioterapeutas e especialistas em reabilitação.
Se você não tiver um PACS, pode contar com uma equipe especializada e armazenamento local, o que deve gastar mais tempo e investimento do que o necessário para recuperar arquivos e mantê-los organizados.
Os pacientes atualmente também preferem obter seus resultados o quanto antes, então, se sua clínica ainda faz entrega de resultados apenas impressos, acaba fazendo com que todos os envolvidos na jornada do paciente esperem por detalhes que seriam facilmente obtidos com o compartilhamento facilitado de um PACS em nuvem.
RIS
Um Sistema de Informação Radiológica, ou RIS, é uma solução de software que ajudará sua equipe a controlar melhor cada processo da clínica, desde o agendamento até o faturamento. O fluxo de trabalho é otimizado quando a unidade utiliza um software especializado projetado apenas para radiologia.
Com um RIS, você pode facilmente combinar o Prontuário de um paciente com imagens que foram tiradas hoje, juntamente com imagens mais antigas presente no histórico.
Os sistemas RIS robustos ainda incluem fortes medidas de segurança para impedir o acesso de pessoas não autorizadas, protegendo as informações do paciente.
Outro aspecto importante de um RIS é que tanto equipe interna quanto os próprios pacientes podem agendar consultas com muito mais rapidez e praticidade, comparada a velha alternativa de usar papel ou um aplicativo de registro de saúde eletrônico genérico.
Um benefício presente no RIS muito importante para as instituições de saúde é ainda a confirmação de agendamentos. Isso afeta não apenas a recuperação contínua do paciente, mas também seus resultados financeiros, uma vez que reduz a taxa de não comparecimento e permite encaixar novos pacientes na agenda.
Levando em consideração as constantes mudanças econômicas, o volume crescente de informações e a pressão do mercado por decisões efetivamente rentáveis, o Business Analytics, presente no RIS Medcloud, é fundamental para auxiliar os gestores a visualizar cenários complexos e auxiliar na tomada de decisão de todas as etapas da administração hospitalar.
Com ele, pequenos erros que podem passar despercebidos na rotina da instituição, mas que acabam impactando no faturamento, são esclarecidos. Também é possível falhas em seus processos de auditoria, definir ações para resolver os problemas e minimizar seus impactos.
A coleta, o armazenamento e a manutenção das informações são feitos de forma segura, garantindo a integridade e a proteção dos dados do hospital e seus pacientes. Além disso, são coletadas apenas informações para o desenvolvimento das atividades da empresa.
Benefícios de contratar provedor único para PACS e RIS
Para garantir a eficiência dos processos, em especial da produção de laudos, e entregar a qualidade exigida ao diagnóstico, é fundamental promover a integração RIS e PACS.
Além de garantir registro único do paciente, tornando o gerenciamento das informações mais completo quando combinado a outros dados clínicos, quando uma instituição contrata uma solução que já oferece PACS e RIS integrados, os processos de gerenciamento são otimizados.
Essa integração é garantida pois a Medcloud oferece sistemas completamente baseados na nuvem. Por isso, o PACS em nuvem permite que os dados sejam cruzados e as imagens gerenciadas mesmo a partir de acesso remoto.
A integração com o RIS também em nuvem consolida essa base, criando um registro de acesso universal para que radiologistas possam consultar dados sem ter de sair de um sistema e ingressar em outro.
A integração do PACS e RIS ainda auxilia na redução de custos, por fatores como diminuição no número de impressões de impressão, eliminação de taxas de servidores locais e também porque permite aumento da produtividade de toda a equipe.
Uma vez com o ambiente RIS e PACS nativamente integrado na nuvem da Medcloud, problemas frequentes relatados pelo mercado como falta de integrações, limitações quanto a licenciamento e acesso Web foram naturalmente sanados.
Novidades no seu e-mail
Social Profiles
Categorias
- A.I
- Cases
- Coronavirus
- Engajamento
- Ensino
- Equipamentos
- Exames
- Experiência
- Gestão
- hospital
- Laboratórios
- Laudos
- MedCloud
- Médicos
- mobilidade
- Outubro Rosa
- PACS
- Patient-Centered
- Patologia
- Pesquisa
- Prêmios
- Relacionamento com paciente
- Ressonância
- RIS
- Saúde
- Segurança
- Sem categoria
- Serviços
- Storage
- Telemedicina
- telerradiologia
- Tendência
- Ultrassom
- Value-based care
- Veterinária
- WebClinic
Arquivo de Posts
- abril 2021
- março 2021
- fevereiro 2021
- janeiro 2021
- dezembro 2020
- novembro 2020
- outubro 2020
- setembro 2020
- agosto 2020
- julho 2020
- junho 2020
- maio 2020
- abril 2020
- março 2020
- fevereiro 2020
- janeiro 2020
- dezembro 2019
- novembro 2019
- outubro 2019
- setembro 2019
- agosto 2019
- julho 2019
- junho 2019
- maio 2019
- abril 2019
- março 2019
- fevereiro 2019
- janeiro 2019
- dezembro 2018
- novembro 2018
- outubro 2018
- agosto 2018
- julho 2018
- abril 2018
- fevereiro 2018
- janeiro 2018
- dezembro 2017
- novembro 2017
- outubro 2017
- setembro 2017
- agosto 2017
- maio 2017
- janeiro 2017
- dezembro 2016
- setembro 2016
- junho 2016
- maio 2016
- abril 2016
- novembro 2015
- agosto 2015
- julho 2015
- junho 2015
- maio 2015
- abril 2015