Por que devemos armazenar exames por 20 anos?

Armazenamento de exames por 20 anos

Armazenamento de exames por 20 anos

Além da resolução do CFM Nº 1.821/070 que define aos prestadores a obrigatoriedade do armazenamento de imagens e laudos por 20 anos, outros fatores tornam tal prática altamente recomendada. A seguir, listamos 5 motivos:

1) Segurança: com os recentes ataques digitais a instituições de saúde, ter uma cópia das imagens e laudos na nuvem é no mínimo prudente. Falhas operacionais, sequestros de dados ou panes em hardware/software podem culminar na perda total das informações.

2) Análises Comparativas: com a constante rotatividade no espaço interno de sistemas PACS, exames antigos tendem a serem deletados para darem espaços a novos. Contando com armazenamento em nuvem, isso torna-se escalável e sob demanda.

3) Distribuição de Resultados: pelo fato dos exames já estarem na nuvem, o compartilhamento de resultados com solicitantes e pacientes torna-se ainda mais fácil.

4) Proteção Legal: ter os backup dos exames independente da data de realização evita que a empresa coloque-se em uma posição vulnerável. Em situações adversas onde a conclusão do laudo seja questionada, ter as imagens do exame é fundamental.

5) Volume:  o volume das imagens vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, ao mesmo tempo que o espaço físico das clínicas vem sendo usado exclusivamente para atividades de core business.

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos