Uma pesquisa realizada nos EUA mostrou que, em 2017, apenas um terço dos pacientes afirmava usar portal de resultados, e os motivos vão muito além da falta de acesso.

Sabemos que o portal de resultados oferece vantagens tanto para os pacientes quanto para a clínica. Porém, ainda existe uma parcela desses pacientes que não utiliza a ferrameta. Os motivos vão de falta de informação até a dificuldade de acesso.

Pacientes em condições vulneráveis ou desfavorecidos tem menos chances de utilizar a ferramenta. A Health Affairs publicou uma pesquisa realizada em 2017, nos Estados Unidos, que analisava o perfil dos usuários em relação à adesão aos portais de resultados.

Disparidades

Os portais de resultado fornecem acesso seguro e prático a exames e histórico médico, além de estreitar a comunicação entre pacientes e provedores. No entanto, é importante observar que ainda existem obstáculos na adesão.

Na pesquisa, foi descoberto que a não utilização dos portais era maior entre homens, com 65 anos ou mais, desempregados, quem moram em um local rural, que possuem um diploma do ensino médio ou menos educação e que não têm um provedor de saúde regular.

Os motivos que os pacientes deram para não usar portais incluíram o desejo de falar diretamente com os provedores e preocupações com a privacidade.

Além disso, muitos desses usuários ainda relataram que não utilizavam o portal porque não tinham conhecimento sobre a ferramenta ou que ela não os foi oferecida.

Os dados apresentados pela pesquisa refletem a utilização de portais de resultados nos Estados Unidos. Mas conseguimos traçar algumas semelhanças para entender o que leva um paciente a não utilizar a entrega de exames online.

Como aumentar a adesão

Um dos maiores problemas quanto a adesão dos portais de resultado também é uma das mais simples: deixe seus pacientes saberem sobre todas as opções de entrega.

Sempre que um paciente agendar um novo exame, é importante lembrar que ele tem a opção de receber seus resultados via internet. Cada interação com seu paciente é uma oportunidade para promover seu portal.

É importante não presumir quais pacientes têm mais chances de acessar o portal de resultados, isso inclui tambémos mais velhos.

O incentivo financeiro também é fundamental. Quando o paciente é lembrado que ele acaba economizando quando não precisa sair de casa para buscar seus exames, as chances de aderir ao portal aumentam.

E, por último, mas não mesmo importante é oferecer a opção de acesso via aplicativo para celular.

A 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) afirma que no ano de 2018, existiam 230 milhões de smartphones no Brasil.
Enquanto já existem mais de um smartphone por habitante no país, estima-se que seis em cada sete pessoas possuem um computador. Por isso, oferecer um aplicativo pode ser muito mais eficaz e retornar em uma adesão muito maior.

A Medcloud oferece um aplicativo para visulização e compartilhamento de exames descomplicado e intuítivo para simplificar a relação entre pacientes e provedores.

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