Compartilhamento de exames: por que a segurança é tão importante?

rayos-x-tableta-digital_1098-10581

Muito se fala sobre segurança no armazenamento, mas a forma de compartilhamento de exames de imagem precisa ser tão segura quanto.

Se uma pessoa questionar qualquer paciente sobre o qual é o serviço que um centro de diagnóstico oferece, muito provavelmente ele vai afirmar que são exames. Pode ser que essa resposta também venha por parte de donos e diretores dessas empresas.

Isso quer dizer que muitas vezes as próprias clínicas acabam não se dando conta do real produto que ofertam. Centros de diagnóstico não comercializam exames, comercializam informações.

A jornada do paciente inicia quando ele vai até uma clínica, geralmente por recomendação de um médico solicitante, para ter acesso a determinadas informações sobre sua saúde. Essa clínica então, disponibiliza as informações através de exames. Isso faz do exame o meio e não o produto final.

Compartilhamento Seguro
Ao refletir dessa forma, até parece óbvio. Porém, ainda existem muitas empresas que não estão dando a devida importância para a segurança no compartilhamento dessas informações.

Dados são bens preciosos, principalmente quando dizem respeito a saúde. Dados médicos são considerados mais valiosos que dados bancários, por exemplo. Por isso eles devem ser armazenados e compartilhados da forma mais segura possível.

Muitas vezes, até mesmo por solicitação do próprio paciente, algumas clínicas acabam utilizando ferramentas como o WhatsApp para enviar imagens e laudos de exames. Mas será que essa forma de compartilhamento é completamente segura?

Quando essas informações são compartilhadas por qualquer plataforma que não seja específica para a área da saúde, não existe qualquer compromisso com as políticas de armazenamento ou gestão especializada do histórico médico do paciente.

Além do mais, soluções como da Medcloud oferecem uma plataforma própria para esse tipo de serviço e atendem todas as normas de segurança no que diz respeito a dados médicos. Através do Portal do Paciente, é possível que ele acesse todas suas informações através da internet, basta que tenha o login e a senha.

Investimento em qualidade
As abordagens de value-based care estão cada vez mais em evidência e comprovam a cada dia os benefícios de modelos impulsionados por valor. Entretanto, ainda há um caminho longo para que sejam amplamente difundidas em toda a cadeia de saúde, especialmente na área de diagnósticos.

Empresas do ramo da saúde que se destacam, investem em tecnologias que agregam valor por meio de acessibilidade, segurança e melhoria no relacionamento com os pacientes.

Em um momento global de decisões guiadas por grandes análises de dados, inteligência artificial e empoderamento do paciente, atentar-se a política de gestão das informações de saúde é fundamental.

Mais posts do blog

ver todos