Dados como os horários de pico podem ser preciosos para gestão e criação de estratégias de atendimento em clínicas, hospitais, laboratórios e centros de imagem.

Os chamados Horários de Pico são aqueles períodos de tempo em que há uma movimentação maior do que no restante do dia, geralmente no trânsito, mas pode ser aplicado a qualquer lugar com circulação de pessoas, até mesmo em clínicas, hospitais e consultórios.

Para unidades de saúde, contar com um sistema que informe quais são os horários de pico da clínica é fundamental distribuir melhor os atendimentos.

A partir de agora, com o sistema RIS da Medcloud é possível visualizar essas informações em gráficos gerados no Business Analytics que mostram quais os períodos de maior movimento na clínica.

O que fazer com essas informações?

Com estes dados em mãos é possível realizar um planejamento e uma gestão de atendimento muito mais inteligentes. Isso porque torna possível saber os horários mais disputados na clínica, ou seja, aqueles com maior fluxo de agendamentos.

Assim, os gestores conseguem pensar em estratégias de otimização dos fluxos de recepção, estacionamento e demanda de funcionários. Sabendo que existem horários com maior procura entre os pacientes, os gestores podem pensar também em estratégias para a gestão de agenda.

Como por exemplo: alternativas para ocupar os horários preteridos; fazer sugestões de horários em agendamentos telefônicos, presenciais ou online; ou ainda reservar horários mais procurados para pacientes que pagam a consulta particular, deixando os convênios que oferecem longos prazos de pagamento para os horários menos disputados.

Muitas instituições de saúde ainda optam por disponibilizar os horários de pico, normalmente em seus sites, para que os pacientes que podem, tenham a possibilidade de se programar para evitar esperas longas.

A partir dessas informações, também é possível pensar melhores horários para demandas internas das unidades, como reuniões, atendimento a fornecedores, recebimento de materiais, limpeza de salas, intervalo de funcionários, etc.

Melhor horário para entrega de resultados de exames

Possuir esse tipo de informação ainda pode ser de grande utilidade para pensar em formas de otimizar a entrega de resultados de exames na recepção das clínicas.

Sabemos que muitos pacientes ainda optam por buscar seus exames impressos assim que estes ficam prontos. E principalmente agora, em época de pandemia, é extremamente importante que o fluxo de circulação de pessoas em clínicas e hospitais não seja maior que o necessário.

Sabendo quais são os horários de menor movimento, é possível pensar em estratégias para solicitar que os pacientes busquem seus exames nestes períodos.

Mas, a melhor alternativa para reduzir o fluxo nas recepções é oferecer um portal de resultados de qualidade para seus pacientes. Por isso, a Medcloud também oferece uma solução de PACS e proporciona uma gestão completa para instituições de saúde, do agendamento ao faturamento e compartilhamento de resultados.

Com o portal de resultados da Medcloud, sua clínica pode disponibilizar a entrega online de resultados. Seja pelo site da clínica ou pelo aplicativo Medcloud para dispositivos móveis, seus pacientes – e médicos solicitantes – têm a comodidade de acessar imagens, laudos e anexos de onde estiverem.

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