Pare de perder os dados médicos de seus pacientes

Network security system perforated paper padlock

Casos de perda de dados médicos de pacientes podem levar clínicas e responsáveis a sérias consequências legais.

Dados são bens valiosos, ainda mais se tratando de saúde. Em alguns casos, são considerados ainda mais valiosos do que dados bancários. Por isso é tão importante que eles sejam armazenados da forma mais segura possível.

Quando uma clínica, hospital ou centro de diagnóstico contrata uma ferramenta para armazenamento e gestão de exames ela espera ter o máximo de segurança. Mas será que todas elas conseguem entregar toda essa confiança?

Soluções baseadas em dispositivos locais estão sujeitos a diversas avarias. Ataques e sequestros de informações, quedas de energia, mau funcionamento ou qualquer outro dano que equipamentos físicos podem sofrer. Uma simples infiltração devido a chuvas, por exemplo, pode ocasionar a perda de dados de inúmeros pacientes.

E, por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), exames de imagem devem ser armazenados pelas clínicas por no mínimo 20 anos. Os centros de imagem e seus respectivos responsáveis médicos correm risco de ser penalizados caso descumpram essa norma.

Consequências legais
Caso uma clínica não cumpra com a norma de armazenamento, ela pode ser responsabilizada e sofrer consequências legais. A penalidade pode variar entre processos e até mesmo chegar a cassação de licença médica do responsável legal.

Sendo assim, é importante que os centros de imagem estejam adequados e protegidos dessas eventuais complicações legais. Contratar uma solução de gestão que garanta a segurança é fundamental.

A Medcloud é uma ferramenta 100% em nuvem e, por isso, não está ligada a servidores locais. Sendo assim, já elimina os riscos que afetam esse tipo de servidor. Além disso, todos os arquivos que são armazenados no sistema Medcloud contam com tríplice backup, ou seja, estão salvos em três pontos.

Os benefícios da Medcloud adequam sua clínica a todas às normas do CFM e protegem você e seus pacientes.

Mais posts do blog

ver todos