A integração dos sistemas PACS e RIS na nuvem otimiza o fluxo de trabalho e elimina custos de clínicas de radiologia.

Com a digitalização processos são automatizados, fluxos de trabalho otimizados e as clínicas ganham em segurança, praticidade e redução de custos. Porém, ter que lidar com diversas ferramentas diferentes pode ser um problema para a equipe.

Quando uma clínica utiliza sistemas PACS e RIS que não são integrados, é comum ter que repetir alguns processos, com o técnico precisar cadastrar duas vezes o mesmo paciente em sistemas diferentes na hora do exame, por exemplo.

E ainda, se o médico estiver acessando as imagens pelo PACS e desejar ver as informações de cadastro do paciente no RIS, ele deverá sair do sistema de PACS e acessar novamente com o login e senha no RIS.

RIS

O RIS (Radiology Information System ou Sistema de Informação de Radiologia) é uma ferramenta para gerenciamento de processos do fluxo operacional de centros de imagem e clínicas de Radiologia.

O software tem a missão de rastrear todo o caminho percorrido por um paciente na unidade médica, ou seja, armazenar, resgatar e propagar informações e noções sobre o trabalho de uma clínica radiológica, desde o agendamento até o faturamento.

Quando integrado aos demais sistemas que fazem parte da rotina de centros de imagem, o RIS traz mais praticidade e produtividade à equipe envolvida. O principal objetivo do uso desse sistema é agilizar processos e evitar erros.

Quando em cloud, a tecnologia proporciona mais segurança e mobilidade. Além disso ainda promove economia de centros de diagnóstico, já que dispensa o investimento alto em softwares e necessidade de backups.

E ainda oferece uma praticidade muito maior, podendo ser acessado de qualquer navegador de internet e de qualquer lugar, permitindo o trabalho remoto de alguns profissionais das clínicas, fundamental durante a pandemia do novo coronavírus.

O RIS da Medcloud é 100% em nuvem e conta com opções para agendamento rápido para posterior check-in do paciente, o módulo de agendamento multi salas do RIS Medcloud proporciona agilidade para toda a equipe de clínicas, hospitais e centros de radiologia.

O envio de preparos para o paciente também é bastante automatizado, assim também como o registro do exame no equipamento através do Worklist, que evita o cadastro manual pelo técnico do equipamento.

Além disso, a gestão de procedimentos já conta com integração CBHPM para facilidade na geração de guias TISS e faturamento de convênios.

O RIS Medcloud ainda conta com regras para geração de valores diferenciados para parceiros além de formas de pagamento para procedimentos particulares. A gestão de glosas é bastante simples e eficiente, assim também como a criação de relatórios para controle de produtividade dos procedimentos executados.

PACS

O sistema PACS, sigla para Picture Archiving and Comunication System, serve principalmente para armazenamento de imagens médicas e comunicação entre setores de clínicas e hospitais.

Essa tecnologia é utilizada em centros de imagem e hospitais para atender todo o fluxo da unidade. Desde a realização da imagem, passando pelo diagnóstico, até visualização de médicos da clínica, solicitantes e até mesmo pacientes.

Esse sistema de gerenciamento oferece inúmeras vantagens para as clínicas: padroniza as imagens em formato DICOM, que auxilia na organização e busca; facilita o fluxo de trabalho uma vez que os exames são acessados diretamente nos computadores dos médicos durante as consultas; oferece mais qualidade de imagens a serem laudadas; além de qualidade e segurança no armazenamento.

No casos do PACS em nuvem da Medcloud, o serviço contratado dispensa investimento para instalação. Uma vez que as informações ficam todas armazenadas na nuvem, não é necessário instalar nenhum tipo de equipamento.

Sendo assim, a clínica não precisa dispor de espaço físico e nem contratar pessoal responsável. O serviço de PACS em nuvem oferece, também, suporte qualificado para atender todas as demandas sobre a ferramenta.

Além disso, o PACS Medcloud oferece uma segurança muito maior. Como não depende de servidor físico, não corre risco de ser danificado e ainda conta com diversas opções de backup.

O investimento também é personalizado, cada unidade tem uma assinatura mensal de acordo com sua volumetria de exames. Tudo isso sem custos de implementação e hospedagem.

E facilita ainda mais a comunicação com seus pacientes e equipe médica. Com login e senha, é possível acessar o sistema de qualquer lugar e compartilhar exames com pacientes e solicitantes através do portal de resultados web ou aplicativo Medcloud.

Benefícios de uma nuvem completa

Para garantir a eficiência dos processos, em especial da produção de laudos, e entregar a qualidade exigida ao diagnóstico, é fundamental promover a integração RIS e PACS.

A integração desses sistemas garante um registro único do paciente, tornando o gerenciamento das informações mais completo quando combinado a outros dados clínicos.

Além disso, o PACS em nuvem permite que os dados sejam cruzados e as imagens gerenciadas mesmo a partir de acesso remoto. A integração com o RIS também em nuvem consolida essa base, criando um registro de acesso universal para que radiologistas possam consultar dados sem ter de sair de um sistema e ingressar em outro.

A integração do PACS e RIS ainda auxilia na redução de custos, por fatores como diminuição no número de impressões de impressão, eliminação de taxas de servidores locais e também porque permite aumento da produtividade de toda a equipe.

Uma vez com o ambiente RIS e PACS nativamente integrado na nuvem da Medcloud, problemas frequentes relatados pelo mercado como falta de integrações, limitações quanto a licenciamento e acesso Web foram naturalmente sanados.
Além dos benefícios de um produto único com RIS e PACS em nuvem, a Medcloud inova mais uma vez adicionando sua IA ao RIS, além dos Apps para dispositivos móveis.

Mais do que prover uma experiência nova aos usuários, a Medcloud levou em consideração frustrações relatadas por clientes ao utilizar soluções de mercado estagnadas que acabam por limitar fluxos operacionais de clínicas e hospitais.

Comentários