Otimizando o seu workflow de Ultrassom

ultrassom-medcloud

Ultrassom: Alcançando produtividade e eficiência operacional em 5 passos.

A evolução constante do segmento da Ultrassonografia é um reflexo da importância da modalidade na medicina. Paralelamente a busca de profissionais qualificados para um procedimento intervencionista como o Ultrassom, estão as melhorias para fluxos de trabalho de alta produtividade e precisão.

Além do avanço médico-científico na aplicação das técnicas e protocolos, surgem oportunidades de colaboração entre diagnosticadores e solicitantes em um modelo de atenção centrado no paciente.

Em geral, exames de Ultrassom proporcionam a liberação de resultados em alguns minutos após a conclusão dos procedimentos. E nesse ponto, não há espaços em uma abordagem centrada no paciente para a disponibilização tardia dos diagnósticos.

Equipes multidisciplinares de saúde, solicitantes e pacientes são beneficiados diretamente com a redução de turnarounds e no acesso digital e imediato aos exames. Além de proporcionarem automatização na geração de laudos estruturados, tais abordagens contribuem ativamente para a satisfação de pacientes e na redução de ambientes de espera.

Por fim, vejamos agora 5 pontos essenciais para a otimização do seu workflow de Ultrassom:

1) Ter acesso as imagens do exame segundos após a conclusão do exame.

Explorar meios digitais de exportação de exames em formato digital. Neste ponto, é importante verificar se o seu equipamento já possui uma licença DICOM ativa.

2) Ter acesso as imagens e laudos anteriores do paciente no registro atual do exame.

Consultar a evolução do paciente automaticamente no momento do acesso ao último exame realizado. Para tal, assegurar que ambos os exames do paciente utilizem sempre o mesmo registro de identificação.

3) Automatizar o processo de confecção do laudo através de laudo padrão/descritivo ou laudo via voz.

Diminuir o tempo de digitação e inserção dos achados através do carregamento de modelos de laudo e seleção de palavras chave.

4) Disponibilização do diagnóstico (imagens, laudos e demais documentos) em tempo real, logo após a liberação do laudo.

Compartilhamento do exame no site da empresa e através de aplicativos para smartphones e tablets. A aderência ao uso de canais digitais é altamente maximizada com o uso de dispositivos móveis. Flexibilizar follow-ups e a relação médico-paciente em consultas e re-consultas.

5) Implementar impressão sob demanda.

Reduzir a utilização de CD’s e DVD’s com o estímulo da disponibilização digital de laudos e imagens do exame.

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos