O que é repasse médico e como realizá-lo com eficiência?

discusion-medica_1098-18452

Entenda o que é repasse médico e como as clínicas podem realizá-lo da forma mais eficiente.

Podemos definir como repasse médico o pagamento de valores, que podem ser fixos ou percentuais, entre a clínica e os profissionais de saúde que prestam serviço. Podendo também ser chamado rateio, comissão ou pagamento por produção.

Quem realiza a cobrança dos planos de saúde são prestadoras e essas, por sua vez, fazem o repasse do serviço cobrado para o médico.

Os médicos em sua maioria, são credenciados diretamente às clínicas e, portanto, recebem destas o repasse dos valores referentes a seu trabalho naquele período.

O repasse médico tende a ser uma tarefa burocrática, uma vez que é necessário checar todos atendimentos e procedimentos feitos pelo profissional na clínica naquele período, e criar categorias para separar qual foi o tipo de atendimento e em qual convênio.

Por isso, é fundamental que o gestor da clínica esteja atento às documentações e informações que apresentam os valores a serem pagos para que não haja alterações no faturamento.

O repasse médico deve ser feito com atenção, critério e organização.

Repasse eficiente

Em muitas instituições esse pagamento ainda é feito de uma maneira demorada e complexa, isto é, por meio de planilhas de forma manual. O que resulta em um processo lento e passível de diversas formas de erros.

Além disso, quando a clínica ou o consultório não possui um software médico com integração de dados, muitas informações essenciais para o repasse ficam espalhadas, como os procedimentos realizados no consultório, quem os realizou e as quantidades de atendimentos.

Isso significa que na hora de fazer o repasse médico, muito tempo é perdido simplesmente procurando esses dados, o que pode inclusive, prejudicar a realização dos cálculos do repasse.

Com o RIS Medcloud, clínicas, hospitais e centros de imagem têm gestão completa e facilitada de todos os processos da clínica, que inclui faturamento e controle de atendimentos e procedimentos.

Assim, o repasse médico é facilitado, uma vez que o gestor tem controle do fluxo de caixa e ainda pode gerenciar a saúde financeira de sua clínica de forma simples e prática.

Mais posts do blog

ver todos