O que é PACS em nuvem?

image (25)

Que o sistema PACS é fundamental para o trabalho de centros de imagem você já sabe, mas você sabe o que é PACS em Nuvem e como ele pode transformar a gestão da sua clínica?

O sistema PACS, sigla para Picture Archiving and Communication System, em inglês, serve principalmente para armazenamento de imagens médicas e comunicação entre setores de clínicas e hospitais.

Esse sistema de gerenciamento oferece inúmeras vantagens para as clínicas: padroniza as imagens em formato DICOM, que auxilia na organização e busca; facilita o fluxo de trabalho uma vez que os exames são acessados diretamente nos computadores dos médicos durante as consultas; oferece mais qualidade de imagens a serem laudadas; além de praticidade e segurança no armazenamento.

Modelos de PACS

Existem dois tipos de PACS, o primeiro depende de servidores locais e o segundo conta com armazenamento em nuvem.

No modelo de PACS local a empresa precisa configurar um servidor e rede para fazer essa gestão. Para isso, é necessário um investimento de contratação que serve para instalar os equipamentos na unidade.

Consequentemente, o centro de imagem precisa disponibilizar uma sala que possua condições ideais para essa instalação. É importante lembrar que é nesse equipamento que todos os exames e informações sensíveis dos pacientes ficam armazenados e, como qualquer dispositivo, corre riscos de avarias.

Já no modelo em Nuvem, todos esses processos ocorrem de forma diferente. Isso porque o PACS em nuvem não depende da instalação de servidores nas clínicas onde é implementado. Todas as informações das instituições e dos pacientes são armazenadas em servidores robustos em diferentes lugares do mundo, garantindo uma segurança muito maior.

Vantagens da Nuvem

O PACS da Medcloud é completamente baseado na nuvem. Ou seja, além de se beneficiar de todas as vantagens da implementação de um sistema PACS, você ainda ganha toda a agilidade e comodidade da Cloud Computing.

Primeiramente, no modelo de PACS em nuvem o serviço contratado dispensa investimento para instalação. Uma vez que as informações ficam todas armazenadas na nuvem, não é necessário instalar nenhum tipo de equipamento.

O investimento no PACS Medcloud ainda é personalizado, cada unidade tem uma assinatura mensal de acordo com sua volumetria de exames.

O chamado Cloud PACS possibilita o acesso aos exames a partir de qualquer lugar. Basta possuir conexão com a internet e um computador, tablet ou até mesmo um smartphone.

Com isso, tanto o trabalho do radiologista, quanto do centro de medicina diagnóstica são otimizados. A mobilidade, por sua vez, acaba por facilitar o trabalho do radiologista e, consequentemente, aumentar sua produtividade. Além de servir como apoio ao diagnóstico médico, é claro.

Através dos Portais de resultados da Medcloud, paciente e solicitante ainda podem ter acesso a imagens, laudos e anexos através de um aplicativo instalado em seu smartphone. Mais agilidade e praticidade desde o momento em que o exame é realizado até o seu compartilhamento. Tanto na clínica de imagem, quanto pelo próprio paciente.

Ao optar por uma solução em nuvem, como a da Medcloud, sua clínica reduz custos, otimiza processos, ganha em segurança, flexibiliza o modelo de trabalho dos radiologistas e ainda fideliza e empodera seus pacientes. Tudo isso com certificação ANVISA e HIPAA.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos