O sistema PACS permite o acesso à exames de imagem não apenas através de computadores, mas também de dispositivos móveis como smartphones, tablets, entre outros.

Na medicina diagnóstica,  a digitalização das informações por meio do uso do Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (Picture Archiving and Communication System – PACS), bem como o armazenamento dos dados na nuvem acabam modificando a rotina de trabalho do radiologista.

Então, gestores e profissionais de TI responsáveis por centros de diagnóstico e departamentos de radiologia também ganham em praticidade com o PACS.

O que é o PACS?

O PACS é um sistema de gerenciamento e armazenamento de imagens médicas. Através dele é possível acessar todos os exames que a unidade realizou.

Existem dois tipos de PACS, o primeiro depende de servidores locais e o segundo conta com armazenamento em nuvem. No modelo em nuvem, ainda possibilita o acesso aos exames a partir de qualquer lugar. Basta possuir conexão com a internet e um computador, tablet ou até mesmo um smartphone.

Com isso, tanto o trabalho do radiologista, quanto do centro de medicina diagnóstica são otimizados. A mobilidade, por sua vez, acaba por facilitar o trabalho do radiologista e, consequentemente, aumentar sua produtividade. Além de servir como apoio ao diagnóstico médico, é claro.

Principais benefícios do sistema PACS

Como já se pôde notar até aqui, o sistema PACS é repleto de benefícios para seus usuários. Entre eles é possível destacar alguns, como a diminuição da perda dos laudos pelos pacientes, por exemplo. Portanto, o que antes era necessário que o paciente guardasse os seus exames até a próxima consulta, para então levá-los ao médico especialista.

Com a facilidade do armazenamento de exames em um meio digital, essa preocupação pode ser simplesmente descartada. Com o sistema PACS, todos os documentos necessários para uma reconsulta ficam salvos em uma nuvem online. Ou seja, podem ser acessados a qualquer momento.

Inclusive, através do Portal do Paciente, uma solução da Medcloud, o paciente ainda pode ter acesso aos seus exames através de um aplicativo instalado em seu smartphone. O que se traduz em mais agilidade e praticidade desde o momento em que o o paciente realiza o exame até o armazenamento. Tanto na clínica de imagem, quanto pelo próprio paciente.

Melhora na relação médico-paciente

Outro grande benefício proporcionado pelo sistema PACS é a melhoria da relação estabelecida entre médicos e pacientes. Isso porque as imagens obtidas através dos exames contam com alta resolução, o que facilita o processo de diagnóstico. Além de torná-lo mais preciso e seguro.

A agilidade vai desde o momento o paciente realiza o exame até o processo de emissão de laudo. Afinal de contas, em muitos dos casos o paciente está sofrendo com alguma dor (em casos de faturas, por exemplo). E portanto, precisa do diagnóstico rápido o exame de imagem para que o médico possa tomar as devidas providências de tratamento.

Sistema PACS: a centralização de soluções dentro dos Centros de Diagnóstico por Imagem

Antes da inserção do sistema PACS, todas as modalidades existentes dentro dos centros de diagnóstico por imagem eram realizadas de forma isolada. Com a adoção do sistema, as operações passaram a ocorrer de forma integrada, o que facilitou o processo como um todo.

Ou seja, o sistema PACS de armazenamento em nuvem impacta desde o processo de armazenamento de clínicas e hospitais, até o relacionamento estabelecido entre médicos e pacientes.

Medcloud: PACS 100% em Nuvem

O PACS da Medcloud é completamente baseado na nuvem. Ou seja, além de se beneficiar de todos as vantagens da implementação de um sistema PACS, você ainda ganha toda a agilidade e comodidade da Cloud Computing.

Por fim, ao optar por uma solução em nuvem, como a da Medcloud, sua clínica reduz custos, otimiza processos, ganha em segurança, flexibiliza o modelo de trabalho dos radiologistas e ainda fideliza e empodera seus pacientes. Tudo isso com certificação ANVISA e HIPAA.

Comentários