O que aconteceu na RSNA 2018

fig2

A assembléia científica e reunião anual “Tomorrow’s Radiology Today” é realizada pela Sociedade Radiológica Norte Americana e está em sua 104° edição.

O tema principal do congresso desse ano é a Inteligência Artificial. Foram cursos e palestras dedicados a entender como a IA pode auxiliar a área da radiologia. O objetivo é aplicar a tecnologia para melhorar no cuidado com o paciente, acelerar a coleta de dados e aprimorar os diagnósticos.

Mas a programação passou longe de ficar focada em apenas um tema. Entre cursos, exposições de equipamentos e soluções, e apresentações de pesquisas e descobertas que englobam todo o universo da radiologia.

Novidades
Durante a reunião anual, os participantes puderam ter contato com as maiores tecnologias e inovações da área. Destaque para impressões 3-D, realidade virtual e inteligência artificial.

Além disso, é comum que novidades sejam divulgadas por empresas e pesquisadores. Inovações em equipamentos, técnicas, ferramentas tanto para radiologia intervencionista quanto diagnósticos.

Para diagnósticos, destaque para as pesquisas sobre como impressões 3-D estão auxiliando no cuidado com os pacientes. Os estudos mostram como esses moldes ajudam médicos a entender melhor a anatomia no pré cirúrgico, por exemplo.

Já nos cuidados com o paciente, ênfase também para a IA. De acordo com a presidente da RSNA, Dra. Vijay M. Rao, o uso da IA permite que os médicos radiologistas usem mais tempo em iniciativas que vão beneficiar os pacientes. Isso se dará pela leitura de uma grande quantidade de dados, agregando diferentes resultados para precisão no diagnóstico do paciente.

Descobertas de técnicas que ajudam a reduzir o número de biópsias ou uso de contraste, auxiliam no tratamento de vícios, e melhoram os diagnósticos de lesões também foram apresentadas durante os seis dias de evento.

Sobre a RSNA
A Sociedade Radiológica Norte Americana é uma organização sem fins lucrativos que reúne mais de 56 mil membros de 136 países no mundo todo.

A RSNA tem como objetivo financiar pesquisas radiológicas, continuação da formação e a conferência anual. Além disso, ainda mantém duas publicações sobre o assunto: a Radiology e a RadioGraphics.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos