Mercado pet cresce e impulsiona serviços de Radiologia Veterinária

Doctor testing animal with a stethoscope

Com o crescente número de animais de estimação no país, o mercado para Radiologia Veterinária também se expande. Mas para um serviço de excelência, o Radiologista Veterinário precisa contar com ferramentas de qualidade.

Atualmente, uma das características mais marcantes da nossa sociedade é o processo de envelhecimento populacional que estamos vivenciando globalmente. Associada ao aumento na expectativa de vida, uma série de fatores econômicos e sociais também está levando as pessoas a terem cada vez menos filhos.

Em contrapartida, o número da população de animais de estimação cresce a cada dia. Hoje, os pets ocupam uma posição importante na estrutura familiar, tornando-se um pilar importante neste meio.

Atualmente, de acordo com o Abinpet, o Brasil abriga a 2ª maior população de animais domésticos do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que lideram o ranking.

Segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil), COMAC (Comissão dos Animais de Companhia), Abinpet (Associação Brasileira de Animais de Estimação) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nosso país cresceu de maneira exorbitante no decorrer desta última década em relação ao mercado pet mundial.

Além disso, de acordo com dados fornecidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, hoje o Brasil é o país com o maior número de veterinários ativos, tendo mais de 80 mil profissionais.

E a tendência é que esse número continue crescendo, uma vez que o país possui aproximadamente 5 mil recém-formados ingressando no mercado de trabalho todos os anos e aproximadamente 190 instituições que oferecem a graduação em medicina veterinária.

Radiologia Veterinária

Com o crescente número de animais de estimação no país, o mercado para médicos veterinários nas mais diversas especialidades também se expande. E a Radiologia Veterinária é essencial para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças dos pets.

Basicamente, a radiologia veterinária é responsável por auxiliar no processo de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças em animais. Quando um animal de estimação está doente, por exemplo, nem sempre é fácil detectar o que causou essa doença.

Quando o animal passa por um exame de radiologia, como um Raio-X, por exemplo, é possível saber que área do seu corpo está sendo afetada, bem como qual a extensão da doença. Em casos de necessidade cirúrgica, por exemplo, a precisão dos exames por imagem acaba sendo um ponto crucial.

Além disso, um diagnóstico feito por meio de imagens permite ao médico veterinário analisar a situação do animal como um todo. Juntando isso ao relato do tutor, e também e à sua sensibilidade como profissional, a escolha do procedimento a ser adotado se torna mais fácil.

Unidades móveis

As unidades móveis ou volantes são nova tendência no atendimento aos pets. Atualmente, muitos médicos e serviços optam por realizar os exames utilizando unidades móveis, que são cada vez mais comuns.

As unidades móveis são veículos, geralmente furgões adaptados, que podem levar equipamentos de exames até a casa do tutor para facilitar a realização dos exames. O radiologista por sua vez, que trabalha laudando as imagens de forma remota, recebe as imagens no seu local de trabalho – que pode ser a sua própria casa.

Tendência da Telerradiologia na medicina veterinária

A telerradiologia veterinária é um ramo da telemedicina. Nela, a partir do uso de tecnologias da informação e comunicação, como as ferramentas PACS, radiologistas veterinários podem prestar serviços laudando exames de imagem de animais.

Na área da veterinária, a Telerradiologia funciona basicamente da mesma forma que na humana. O telerradiologista precisa de uma estação de trabalho de qualidade e de um sistema eficaz para receber as imagens feitas em um centro de diagnóstico e posteriormente laudá-las.

O PACS em nuvem permite que o médico veterinário obtenha as imagens nas unidades móveis e envie para radiologistas veterinários das centrais, ou acesse visualizador DICOM, ferramentas de laudo e compartilhamento e laude as imagens na própria unidade utilizando a Internet com toda a segurança que o processo exige.

Vantagens também para o Vet

Com o PACS Medcloud, o radiologista tem as imagens armazenadas na nuvem, que pode acessar de qualquer lugar, seja no consultório, em casa ou qualquer lugar que desejar.

Isso dá ao radiologista mais flexibilidade e mobilidade para trabalhar, já que as imagens estão sempre disponíveis, basta ter a senha, estar conectado à internet e ter acesso a uma workstation de qualidade.

O armazenamento de imagens na nuvem também elimina problemas comuns do storage em locais físicos, em que os materiais podem ser roubados ou extraviados, além de estarem sujeitos a danos como a ação do tempo.

Quando as imagens são armazenadas em CDs ou pendrives também é comum que sejam incompatíveis com um ou outro computador. Isso sem falar na dificuldade de identificar e organizar essas mídias, para que sejam localizadas depois.

Uma alternativa encontrada por alguns profissionais são aplicativos de storage em nuvem gratuitos como Google Drive e Dropbox. O que também não é ideal, pois além de espaço limitado, não garante a segurança que imagens médicas necessitam.

Por último e não menos importante, a Telerradiologia é um investimento mais barato para as clínicas, em comparação com os custos de ter um especialista em radiologia veterinária in loco. E para o radiologista, o trabalho em home office permite o aumento da produtividade e dos ganhos.

Com a Medcloud o investimento ainda é personalizado. A assinatura é baseada na volumetria de exames realizados e você só paga o que usar.

Utilizando o PACS da Medcloud, o radiologista pode ainda ter contato direto com tutor e veterinário solicitante, o que facilita e agiliza o processo de diagnóstico do paciente. Além disso, o histórico médico do animal fica reunido e disponível para acesso do tutor via portal de resultados ou aplicativo para smartphones Medcloud.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos