Médicos estão positivos quanto IA em diagnóstico digital

Doctor using a digital tablet

Três a cada quatro médicos afirmam que a Inteligência Artificial pode aprimorar a qualidade de diagnósticos em patologia.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Nature, os médicos têm, no geral, visão positiva sobre o uso de Inteligência Artificial na área da saúde. Foram entrevistados cerca de 500 patologistas em 54 países.

A pesquisa indica que os médicos acreditam que as plataformas de diagnóstico baseadas em IA poderiam ser usadas para melhorar o poder preditivo e prognóstico das abordagens tradicionais de patologia.

Resultados
Quase três quartos dos médicos entrevistados relataram entusiasmo na IA como uma ferramenta de diagnóstico para facilitar na eficiência do fluxo de trabalho e garantia de qualidade em patologia.

A maioria também afirma que, com treinamento adequado, esse tipo de ferramenta pode aumentar (58%) ou até mesmo aumentar drasticamente (66%) a eficiência do diagnóstico.

Cerca de 80% dos entrevistados preveem a introdução da tecnologia de IA no laboratório de patologia na próxima década. No entanto, alguns dos entrevistados mostraram preocupação sobre a IA no que diz respeito a substituição de empregos.

“[Porém] a maioria dos entrevistados prevê a eventual implementação de ferramentas de inteligência artificial como ferramentas de apoio à decisão usadas por especialistas em diagnóstico humano, e não no lugar delas”, observou o relatório da Nature.

“Parece haver entusiasmo geral entre os entrevistados pelo uso da IA como uma ferramenta de diagnóstico na prática de patologia, e a preocupação com os impactos na segurança do emprego é relativamente baixa”.

Mais posts do blog

ver todos