Medcloud: PACS + RIS para Radiologia Veterinária

vetrad

Clínicas Veterinárias e serviços de Telerradiologia Veterinária têm se beneficiado cada vez mais das ferramentas de PACS e RIS em nuvem Medcloud.

Em meio às medidas de isolamento e distanciamento social, adotadas como forma de prevenção ao novo coronavírus, a procura por um companheiro de quatro patas aumentou significativamente.

Motivadas pela busca de companhia para o isolamento, muitas pessoas que já pensavam em adotar, desde 2020 começaram a buscaram ONGs e instituições que acolhem animais abandonados para dar aos pets um novo lar.

Seguindo a mesma lógica, aqueles pets que já tinham um lar, agora passaram a conviver 24h com seus tutores e, com isso, receberam uma atenção muito maior. O que elevou o número de idas a pet shops e clínicas veterinárias para consultas e exames.

Como funciona a Radiologia Veterinária?

Basicamente, a radiologia veterinária é responsável por auxiliar no processo de diagnóstico, acompanhamento e tratamento de doenças em animais. Quando um animal de estimação está doente, por exemplo, nem sempre é fácil detectar o que causou essa doença.

Isso porque estamos falando de um paciente que não consegue dizer o que está sentindo, ou seja, cabe ao médico veterinário investigar até chegar à causa do problema. E é aí que entra a radiologia veterinária, como uma ferramenta auxiliar bastante importante dentro desse processo.

Quando o animal passa por um exame de radiologia, logo é possível saber que área do seu corpo está sendo afetada, bem como qual a extensão da doença. Em casos de necessidade cirúrgica, por exemplo, a precisão dos exames por imagem acaba sendo um ponto crucial.

Além disso, um diagnóstico feito por meio de imagens permite ao médico veterinário analisar a situação do animal como um todo. Juntando isso ao relato do tutor, e também e à sua sensibilidade como profissional, a escolha do procedimento a ser adotado se torna mais fácil.

Telerradiologia Veterinária

Na área da veterinária, a prática da radiologia à distância no modelo home office funciona basicamente da mesma forma que na humana. A “novidade” é que no atendimento aos pets, muitos médicos e serviços optam por realizar os exames utilizando unidades móveis.

As unidades móveis são veículos, geralmente furgões adaptados, que podem levar equipamentos de exames até a casa do tutor para facilitar a realização dos exames, principalmente agora em época de pandemia.

O radiologista, por sua vez, precisa de uma estação de trabalho de qualidade e de um sistema eficaz para receber as imagens feitas nessas unidades móveis para laudá-las.

As ferramentas da Medcloud permitem que o radiologista veterinário trabalhe em casa, ou qualquer outro lugar que desejar. O PACS em nuvem permite que, conectado à internet, o médico radiologista veterinário acesse visualizador DICOM, ferramentas de laudo e compartilhamento que podem ser utilizados de qualquer navegador com toda a segurança necessária.

Também conta com sistema de RIS integrado para fazer toda a gestão operacional da clínica ou do serviço de telerradiologia.

Com a Medcloud o radiologista pode ainda ter contato direto com o veterinário solicitante e enviar imagens e laudos com velocidade e qualidade, para um diagnóstico eficiente.

Além disso, o histórico médico do animal fica reunido e disponível para acesso do tutor via portal de resultados ou aplicativo para smartphones Medcloud.

Novidades no seu e-mail

Fields marked with an * are required

Mais posts do blog

ver todos