Laudos Online: Produtividade e segurança

Laudos Online: Produtividade e Segurança

 

Produtividade e segurança para laudos

Emitir um laudo ou posicionamento clínico de maneira íntegra e confiável é uma das premissas básicas de qualquer diagnosticador.

Assegurar que o conteúdo de um laudo se manterá inviolável e seguro é um objetivo muitas vezes não endereçado. Um documento de texto ou um sistema RIS sem as devidas boas práticas pode não garantir a integridade e segurança que radiologistas e médicos esperam.

Alterações indevidas na base de dados e dados incorretos no registro do paciente, são apenas alguns pontos a serem evitados pelos gestores de tecnologia de clínicas, laboratórios e hospitais. Neste quesito, listamos algumas recomendações dependendo da metodologia adotada.

Laudos via Word:

Além de oferecem baixo controle para versionamento, a falta de integração com o registro do paciente obriga a digitação manual das informações, abrindo margem para falhas.

Caso não seja possível o upgrade para o modelo de RIS ou de Laudos Online, viabilizar backups  e um controle rígido de acesso ao diretório onde os arquivos estarão armazenados.

Voz e laudo padrão:

Metodologias de alta produtividade como reconhecimento de voz, laudo ditado e laudos padrão são fundamentais na atualidade. Além de automatizarem o processo, contribuem para a produtividade.

Este modelo é melhor aproveitado se utilizado em conjunto com um RIS ou com Laudos Online.

Sistemas RIS: 

Representam um avanço pelo fato de oferecem integração com as informações do registro do paciente. Neste ponto, vale um lembrete extra para a importância da rastreabilidade, auditoria e certificação digital.

Adicionalmente, é importante checar a existência de um DRP (Disaster recovery plan) e do controle de acesso ao banco de dados do RIS.

Laudos Online: 

Além de serem mais amigáveis que um RIS, contam com os benefícios do reconhecimento de voz de forma mais flexível. Nativamente Web, possibilitam a interatividade com o solicitante e paciente, além da integração com as imagens do exame.

Todas as boas práticas sugeridas tendem a ser facilmente asseguradas em um modelo de laudo em nuvem.

Conectividade para a vida

Mais posts do blog

ver todos