A importância e os benefícios do laudo à distância

laudo-a-distancia

Você sabe o que é um laudo à distância? Mesmo que não saiba, com certeza já recebeu um. Isso porque trata-se de uma ferramenta utilizada por hospitais e clínicas com o objetivo de facilitar o dia a dia de seus pacientes. Além de contribuir com a sua saúde, é claro.

 

Para ter acesso ao chamado laudo online, basta que o paciente esteja conectado à internet, o que pode ser feito através de um simples smartphone nos dias de hoje. Nos dias de hoje, essa é prática é vista como totalmente segura e confiável. Não à toa se tornou tão comum.

Através dos laudos à distância, não são apenas os pacientes os únicos beneficiados. As empresas especializadas nesse serviço também saem ganhando, bem como os laboratórios e clínicas onde os exames são realizados. A seguir você confere um pouco mais sobre de que forma essa tecnologia pode contribuir com a sua saúde.
Como é elaborado um laudo à distância?

Quando é emitido dentro de uma clínica ou laboratório, o exame é interpretado na maioria das vezes por um profissional diagnosticador/radiologista in-loco, por vez, via telerradiologia, o laudo é feito à distância, e pode receber a análise de diferentes profissionais especializados, o que ajuda a enriquecê-lo e torná-lo ainda mais preciso e confiável.

No caso de um exame de raio-x, por exemplo, o paciente realiza o exame na clínica ou hospital. E logo em seguida as imagens obtidas através do exame são encaminhadas para uma central de telerradiologia, a qual funciona 24h.

Lá elas são encaminhadas para um radiologista especialista na causa principal do exame. Se o exame de raio-x foi solicitado pela possibilidade de uma fratura, por exemplo, logo as imagens serão encaminhadas a um radiologista especialista nessa área.

Feito isso, ele irá analisar e laudar o exame em questão de minutos ou horas, o que irá depender do grau do exame. Enquanto isso, a equipe da clínica pode monitorar em tempo real o status no qual se encontra o exame na central de Telerradiologia.

Por fim, o radiologista insere seu CRM e assina o laudo digitalmente, enviando-o para a clínica. Lá ele será disponibilizado para o paciente, que poderá levá-lo a um médico especialista para a análise e constatação de diagnóstico.

Visando garantir a segurança dos envolvidos no processo, todos os laudos emitidos à distância são criptografados. Além de seguirem o que determina a regulamentação nacional.
Benefícios que o laudo à distância pode oferecer:

– Diminuição de gastos

– Possibilidade de oferecer ao paciente uma extensa gama de exames

– Maior agilidade na emissão de laudos

– Expansão na área de atendimento

– Redução da equipe de saúde

– Laudos mais confiáveis

– Garantia de segurança de dados

Mais posts do blog

ver todos